Com a participação do prefeito Paulo Serra e da primeira-dama Ana Carolina Serra, atividade teve descontração e aulas de zumba
Santo André, 25 de março de 2017 – Santo André amanheceu animada neste sábado (25), com a concentração de muitas mulheres, homens e crianças na rua Coronel Oliveira Lima, em frente ao Largo da Estátua. O grupo se reuniu para participar da caminhada em homenagem ao Mês da Mulher, organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, com apoio da Prefeitura. No total, mais de 500 pessoas fizeram parte de todo o evento, entre elas, representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs), coletivos e outras entidades.
Durante a concentração, os participantes se aqueceram numa aula de Zumba. As pequenas Camyla Pereira, de 11 anos, e Lavínia Vitória, de 10 anos, que vieram com o grupo do projeto Casa Jardim, adoraram a experiência e garantiram que conseguiram realizar todos os passos. “Foi muito bom, eu acompanhei tudo”, “eu também”, disseram as meninas com muita alegria. E a energia contagiou todas as idades, Maria Joselita Vieira, de 75 anos, disse que valeu a pena acordar cedo para experimentar pela primeira vez a Zumba. “ Faz bem para saúde. Quando for o próximo, pode me chamar que eu vou”, brincou a aposentada.
Por volta das 10h, o grupo iniciou o percurso por todo o calçadão, segurando uma faixa e gritando palavras de ordem contra a desigualdade de gênero. Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Cleide Tameirão, “a luta da mulher é universal. É importante a mediação entre sociedade civil e governo para que todos estejam alinhados no desenvolvimento de políticas que promovam a equidade”.
Ao final da caminhada, concluída na Concha Acústica, localizada na Praça do Carmo, a orquestra jovem do projeto Locomotiva apresentou repertório inspirado em trilhas de filmes. O prefeito Paulo Serra e a primeira-dama Ana Carolina Serra compareceram e saudaram ao público presente. “O evento marca uma homenagem simbólica neste mês tão importante, que nos faz relembrar as lutas das mulheres, que são diárias. Hoje, foi apenas uma caminhada, mas o respeito e a dignidade devem ser exigidas todos os dias”, disse a primeira-dama. Em seguida, o prefeito elogiou o discurso da esposa e aproveitou para falar das ações efetivas do Poder Público para o empoderamento feminino.
“Fico muito feliz de ver a participação de tantas pessoas neste sábado. Estamos trabalhando com ações efetivas para ampliar as ações voltadas às mulheres dentro do município. Exemplo disso, é que mais de 60% do orçamento da cidade é administrado por mulheres, visto que só as áreas de Educação e Saúde, que são as secretariais com maior orçamento, são formadas por secretárias e adjuntas mulheres”, comentou Serra, que nomeou mulheres em grande parte do seu secretariado.
O Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Santo André tem por objetivo valorizar todos os movimentos sociais que trabalham um conjunto de ações de sensibilização, apoio e formação de mulheres com noções de direito e cidadania, com o enfoque de gênero e direitos humanos. Inclui ainda questões da conjuntura social e política em âmbito local, regional e global. Promove o resgate de momentos históricos, relevantes nas questões raciais, geracionais de orientação sexual, direitos reprodutivos, combate à violência contra as mulheres, entre outros temas importantes para a superação da desigualdade. O objetivo é empoderá-las, promovendo o fortalecimento emocional e a valorização da auto-estima.
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Santo André
Bianca Fontes