Concentração do evento será feita em frente à Estação Celso Daniel da CPTM, às 10h30
Santo André, 29 de março de 2017 – Neste domingo (2) será comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Para celebrar a data, a Prefeitura de Santo André, por meio das Secretarias de Governo, Saúde, Inclusão e Assistência Social, Cultura e Turismo e pelo Núcleo de Inovação Social, realizará uma caminhada, com início às 10h30. A concentração do evento será feita em frente à Estação Celso Daniel da CPTM, que fica na R. Itambé, 87 - Centro.
Após o início da caminhada, às 11h, o grupo percorrerá as avenidas Queirós dos Santos, Bernardino de Campos, Portugal, José Caballero, XV de Novembro e chegará ao Paço, onde ocorrerá o encerramento do ato. Para o organizador da caminhada e coordenador de relacionamento com as pessoas com deficiência, Ronaldo Denardo, o evento transmite uma importante mensagem.
“Essa é a primeira vez que a cidade promoverá um ato em prol do autismo. A nossa equipe está muito feliz em proporcionar visibilidade ao tema, aproveitando o data comemorativa. A sociedade precisa enxergar as pessoas com autismo, elas estão no nosso meio e precisam estar integradas“, comentou Denardo.
Atividades - O município dispõe de projetos em várias áreas, que atendem pacientes com autismo e outras deficiênciasintelectuais e físicas. A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da cidade possui um CAPS infantojuvenil, cinco residências terapêuticas com 39 moradores e um Núcleo de Projetos Especiais (NUPE) que realiza atividades voltadas à geração de trabalho e renda. Santo André disponibiliza ainda atendimento psiquiátrico e psicológico nas unidades do Parque Miami, Centro de Saúde Escola, Centro de Especialidades III e Centro de Especialidades I. Nesta RAPS, são ofertadas mensalmente 1.400 consultas psiquiátricas, 1.300 oficinas terapêuticas e 900 grupos terapêuticos.
Além disso, o CREM (Centro de Reabilitação Municipal), localizado no Parque Novo Oratório, realiza reabilitação física. Os serviços oferecidos de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, são: fisioterapia ortopedia/traumatologia e neurologia; acupuntura; TO (Terapia Ocupacional) e fonoaudiologia. A média de atendimentos por mês é entre 3.500 e 3.800 para cerca de mil pacientes, todos usuários da rede municipal de saúde. Um dos tratamentos inovadores realizado no espaço é a gameterapia, que utiliza o videogame como recurso para a melhora do desempenho funcional – ganho de mobilidade, equilíbrio e força – e o restabelecimento e aquisições das funções cognitivas.
Já na Educação, no início de março, a atual administração retomou as aulas do Nanasa (Núcleo de Natação Adaptada de Santo André), voltado a pessoas com deficiência e que tem capacidade para atender 120 alunos. Podem participar das aulas pessoas a partir dos 3 anos, sem limite máximo de idade. Para se inscrever é necessário ser morador de Santo André.
Outro equipamento que oferece aulas de natação adaptada é o Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, no bairro Silveira. O curso acontece às terças e sextas-feiras, das 18h30 às 21h30. Os interessados podem procurar, na própria unidade, por Emerson ou Márcia.
Serviço
Caminhada da Conscientização do Autismo
Data: 02/04/2017
Horário: 10h30
Concentração: Estação Celso Daniel da CPTM, que fica na R. Itambé, 87 - Centro.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santo André
Bianca Fontes – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.