Atendimento a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista é realizado no CAPS Infantil, na Vila Guiomar
Santo André, 2 de abril de 2017 - A Prefeitura de Santo André promoveu neste domingo (2) a primeira edição da Caminhada do Dia Mundial da Consciência Autista, que percorreu ruas do centro da cidade. O evento faz parte da programação do aniversário de 464 anos do município e atraiu pais, crianças e adolescentes com TEA (Transtorno do Espectro Autista), além de representantes de diversas secretarias da administração.
A concentração ocorreu em frente à Estação Prefeito Celso Daniel da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A caminhada teve início por volta das 11h e terminou no estacionamento do Paço Municipal, onde balões foram soltos para marcar o término do evento. O Dia Mundial da Consciência Autista é lembrado em todo o planeta no dia 2 de abril.
“A caminhada é essencial para trazermos para a sociedade civil a discussão sobre esse tema tão importante para o município. Cerca de 1% da população brasileira tem esse transtorno”, afirma o secretário de Cidadania e Inclusão Social, Marcelo Delsir. “Estamos reorganizando todos os serviços da cidade em relação à pessoa com deficiência”.
Diversos programas da Prefeitura atendem pessoas com autismo, entre outras deficiências intelectuais ou físicas. O principal equipamento para atendimento do Transtorno do Espectro Autista é o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Infantil, localizado na Vila Guiomar. Atualmente estão em acompanhamento aproximadamente 50 crianças e adolescentes na faixa etária entre 2 anos e meio e 13 anos.
A gerente de loja Cristina Rohrbacher é mãe de dois gêmeos de seis anos de idade que possuem TEA e que são atendidos no CAPS Infantil. Ela relata o desafio de lidar com o transtorno dos filhos. “Às vezes a gente tem dificuldade de se entender. Uma criança não-verbal não tem como falar se está sentido dor ou fome, por exemplo. Eles têm sempre momento de irritabilidade, com som e muita gente. Tem criança que não dorme, alguns têm mais dificuldades, outros têm menos”, explica Rohrbacher.
Na rede municipal de ensino de Santo André estão matriculados em sala de aula 191 alunos com Transtorno do Espectro Autista, de um total de 970 alunos com deficiência. Os profissionais que atendem esses alunos são chamados de AIE – Agente de Inclusão Escolar ou Estagiária de Pedagogia. No entanto, nem todos os alunos com autismo necessitam do auxílio desses profissionais, dependendo do grau do transtorno.
“O governo Paulo Serra tem sensibilidade de trabalhar com as pessoas e um dos maiores desafios da cidade hoje está na área de inclusão. Por isso mesmo, esta caminhada é um dos eventos mais importantes do mês de aniversário da cidade”, afirma o vice-prefeito e secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Luiz Zacarias, que participou do evento.
Serviço - O CAPS Infantil está localizado na rua David Campista, 220, na Vila Guiomar e tem atendimento de porta aberta com plantão de acolhimento. As pessoas são atendidas com ou sem encaminhamento, de segunda a sexta-feira, da 7h às 10h30 e das 13h às 15h30. No local existe uma equipe multiprofissional com psicólogos, terapeuta ocupacional, assistente social, enfermeiro, técnicos de enfermagem, auxiliar de desenvolvimento infantil, pedagogo e médico.
Fotos em anexo
Crédito: Júlio Bastos/PSA
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santo André
Tiago Oliveira – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.