Toda mulher saudável que esteja amamentando pode ser doadora; Hospital ressalta importância da doação de leite materno
Santo André, 04 de abril de 2017 - O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, acaba de receber certificado de credenciamento “padrão ouro” do Programa Ibero-americano de Banco de Leite Humano (IBERBLH). Trata-se de iniciativa cujo objetivo é garantir o funcionamento das unidades dentro de elevados padrões de qualidade previamente normatizados.
De acordo com a nutricionista responsável pelo Banco de Leite do Hospital da Mulher, Elisabete Tavares, a última avaliação da unidade analisou o grau de conformidade na operação do Sistema de Informação da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. “O certificado ouro significa que nosso BLH está cadastrado na Rede, possui equipamentos indispensáveis, profissionais capacitados e treinados para atuar no local e disponibiliza informações no sistema sobre a produção”, detalha.
Para o diretor geral do hospital, Dr. Onesimo Duarte Ribeiro Junior, a certificação ibero-americana reconhece a seriedade do trabalho, o empenho dos profissionais que atuam no local e, principalmente, a importância do Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher para os recém-nascidos prematuros de Santo André, que dependem do leite materno para ganhar peso e aumentar as chances de recuperação.
O BLH do Hospital da Mulher foi criado há 8 anos. Além da coleta, o local realiza o processamento e armazenamento do leite, assim como apoio, promoção e incentivo ao aleitamento materno e ações de conscientização junto à comunidade sobre a importância da doação.
Contra mortalidade infantil - O leite humano ajuda a garantir boa qualidade de vida aos bebês, além de contribuir na redução da mortalidade infantil. O alimento é oferecido aos bebês com risco extremo, prematuros com baixo peso, com problemas no sistema imunológico ou quando por algum motivo não pode ser amamentada pela mãe.
Segundo a nutricionista do BLH do Hospital da Mulher, Elisabete Tavares, o alimento é importante para atender bebês internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal. “A doação de leite beneficia os bebês que estão na UTI Neonatal, pois as mães desses bebês enfrentam problemas com a produção de leite materno. Como a mãe não fica perto do filho o tempo todo, o estresse é maior, e em alguns casos, a produção é menor. Recebendo o leite materno, esses bebês têm mais chances de recuperação e também de viver com qualidade se a alimentação for exclusiva de leite humano. Nascem com 550 ou 600 gramas e precisam do leite humano para sobreviver. O alimento é uma substância viva, que tem vários efeitos protetores e de desenvolvimento para a criança”, destaca a profissional.
A maioria das mães produz leite em excesso, especialmente do terceiro ao quinto dia após o parto. Toda mulher saudável que esteja amamentando pode doar leite sem que isso traga algum tipo de prejuízo ao filho. Para fazer a doação, as mães devem atestar saúde plena, preencher um cadastro de doadoras, não fumar mais que 10 cigarros por dia, não ingerir bebida alcoólica, não tomar nenhum medicamento que não seja compatível com a amamentação, realizar exames bioquímicos e passar por avaliação clínica.
Quando o leite humano chega ao banco, passa por rigoroso controle de qualidade. O primeiro passo é a seleção e classificação desse leite, logo após passa pelo processo de pasteurização, que inativa bactérias e vírus. Depois disso, o alimento é submetido a teste de controle microbiológico, que checa a efetividade da pasteurização. Em seguida é armazenado em temperatura – 18 C°, onde tem validade de até 6 meses. Somente após aprovação nessa última fase o leite é liberado para ofertar aos bebês da UTI Neonatal.
Mulheres interessadas em contribuir com o Banco de Leite Humano podem obter mais informações pelo telefone (11) 4478-5048 ou 4478-5027. O Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein” fica na Rua América do Sul, 285, Parque Novo Oratório - Santo André.
Foto: Divulgação/PSA
Thiago Paulino - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.