Pensando em humanizar ainda mais o trato de seus pacientes, tornando o hospital cada vez mais caloroso, a equipe de hotelaria do Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, em Santo André, iniciou no último sábado (8), visitas aos leitos dos pacientes internados que fazem aniversário. A paciente Sara José Barbosa foi presenteada com uma festa surpresa, com direito a parabéns e bolo em comemoração ao seu aniversário de 17 anos.
“O aniversário é um dia que muita gente considera comum, mas que muita gente trata como o dia mais importante do ano. Independente de como as pessoas lidem com a ocasião, a verdade é que ser lembrado e receber gestos de carinho, sempre faz bem”, comenta Patricia Crepaldi Esposito, responsável pela ação e coordenadora da hotelaria do hospital.
O momento foi de muita emoção para a equipe que assiste e acompanha de perto a paciente e principalmente para a família. O pai, Vicente de Paula Barbosa, relatou o quanto se sente seguro com o atendimento prestado pelo Hospital da Mulher. Ele se mostrou surpreso de poder celebrar o aniversário dentro da instituição. “Fiquei acompanhando a minha filha no hospital e estou tranquilo porque sei que ela está bem assistida aqui. Não imaginava que haveria este tipo de ação em um hospital. Fiquei muito feliz em poder comemorar o aniversário da minha filha. A Sara é muito querida”, relatou.
Referência regional - Inaugurado em agosto de 2008 pela Prefeitura de Santo André e gerido desde o início pela Fundação do ABC, o Hospital da Mulher Maria José dos Santos tornou-se referência graças à excelência e humanização do atendimento – presentes desde a recepção até as consultas médicas e exames diagnósticos. A unidade oferece assistência total nas áreas de obstetrícia e ginecologia, nos períodos de pré-parto, parto e pós-parto imediato e pós-operatório. Promove o alojamento conjunto para mãe e bebê, incentiva e dá condições para acompanhamento familiar e presta assistência integral e humanizada aos recém-nascidos – tanto saudáveis como em regime de terapia intensiva.
Todos os exames necessários para apoio ao parto e procedimentos obstétricos estão à disposição das usuárias. O parque tecnológico é destinado ao diagnóstico e terapêutica, contando com métodos gráficos, patologia clínica, imagenologia, anatomia patológica e citopatologia, procedimentos cirúrgicos e videolaparoscópicos, reabilitação de pacientes internos, desenvolvimento de atividades hemoterápicas e hematológicas, além de pronto atendimento no Banco de Leite Humano.
Instalado no Parque Novo Oratório, em área construída de mais de 7 mil metros quadrados, o Hospital da Mulher registra mensalmente média de 350 partos, 11.300 consultas e atendimentos e 10.000 exames e procedimentos. São 113 leitos, incluindo Maternidade, Centro de Parto Natural, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCINCO), UTI Adulto e Centro Cirúrgico, além de Pronto-Socorro 24 horas nas áreas de Ginecologia, Obstetrícia e Violência Sexual.