Lançamento do evento aconteceu nesta quarta-feira, no Atrium Shopping; programação terá feira de produtos, oficinas e atrações musicais, entre outras atividades
Santo André, 19 de abril de 2017 – O 14º Festival do Cambuci terá início nesta sexta-feira (21), na Vila de Paranapiacaba. O lançamento do evento ocorreu na manhã desta quarta-feira (19), no Atrium Shopping. A cerimônia teve animação da Banda Lira e teve como convidada a chef Ana Tomazoni, que abriu a programação com uma exposição sobre o fruto típico da Mata Atlântica.
Presente no lançamento do evento, o prefeito Paulo Serra lembrou a importância do cambuci como um dos símbolos da cidade e sua contribuição não só para a gastronomia, mas para a economia de Santo André. “O festival do próximo ano será ainda melhor que o deste ano pois vamos colocar a casa em ordem e com isso cada vez mais nossos eventos serão valorizados”, disse.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Ailton Lima, agradeceu os parceiros na realização do Festival e o empenho dos servidores da secretaria na organização. “Nossa intenção é fortalecer o calendário de eventos turísticos e o Festival do Cambuci, junto com o Festival de Inverno, é uma das marcas da Vila”, afirmou.
Programação - A programação do 14º Festival do Cambuci animará a Vila de Paranapiacaba entre os dias 21 e 23 de abril, sempre das 10h às 17h. Quem for à vila poderá conferir a feira de produtos no Antigo Mercado e a Feira de Artes e Antiguidades no Clube União Lyra Serrano. A novidade desta edição é a criação dos Roteiros Culturais do Cambuci, que irão oferecer aos visitantes a oportunidade de conhecer a árvore, o fruto e sua história junto aos moradores. Está prevista a realização de série de oficinas de artesanato e de culinária e apresentações musicais, entre outras atividades gratuitas. No dia do encerramento, às 13h, será realizado o Concurso Gastronômico no Clube União Lyra Serrano.
Neste mês acontece também o 2º concurso fotográfico “Revelando o Fruto do Cambuci”. Aberto a qualquer pessoa com idade mínima de 12 anos, o evento tem por objetivo divulgar o fruto típico da Mata Atlântica por meio de imagens. Para participar, basta curtir a página do concurso e publicar a foto com a hashtag #cambucideparanapiacaba em e na página da Secretaria de Cultura e Turismo de Santo André: https://www.facebook.com/CulturaPrefeituradeSantoAndre/?fref=ts. As três melhores fotos serão premiadas. O concurso é promovido pela Prefeitura de Santo André e a Associação Infinito Olhar.
Outras atrações – Considerada patrimônio histórico nacional, a Vila de Paranapiacaba oferece ainda uma série de atrações aos visitantes, como museus que resgatam a história local e da ferrovia, como o Museu Castelo, reaberto recentemente após reforma. O espaço, no Caminho do Mens, s/n, é a antiga casa dos engenheiros-chefe da ferrovia e abriga acervo que resgata a história local e da ferrovia. Ingressos R$ 3. O horário de funcionamento nos três dias do feriado é das 10h às 16h.
O visitante pode ainda se aventurar pelas trilhas do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba em meio à Mata Atlântica. As trilhas só podem ser feitas com o acompanhamento de monitores credenciados pela Prefeitura de Santo André. O parque conta ainda com um Centro de Visitantes (Rua Direita, 371, tel. 11 4439-0321), onde uma exposição permanente retrata parte da Mata Atlântica, com réplicas de plantas, animais e suas pegadas. O horário de funcionamento do parque e do centro durante o feriado será das 9 h às 16h.
Como chegar – Para chegar à vila de carro, o visitante deve seguir pela Via Anchieta até o Km 29 (placa para Ribeirão Pires), entrar na SP 148 (estrada Velha de Santos) até o Km 33 e pegar a Rodovia Índio Tibiriçá (SP 31) até o Km 45,5. Após, o motorista deve pegar a SP 122 até Paranapiacaba. Também é possível chegar de ônibus, que sai do Tersa (Terminal Rodoviário de Santo André), localizado na Estação Prefeito Saladino (CPTM), ou da estação ferroviária de Rio Grande da Serra a cada hora (Viação Ribeirão Pires, tel. 4828-9646).
Assessoria de Imprensa de Santo André
Marcos Imbrizi