Autarquia assume serviço em restaurante do prédio do Executivo e em mais nove refeitórios; funcionários aprovam mudança
Santo André, 24 de abril de 2017 - A Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) voltou nesta segunda-feira (24) a fornecer refeições no restaurante do Paço Municipal, que fica dentro do prédio do Executivo. A autarquia substitui a empresa Apetece, que fornecia os alimentos aos funcionários desde abril de 2015. Com o término do contrato, no dia 20 de abril, a Craisa retomou as atividades desta unidade e ainda de mais nove restaurantes espalhados pela cidade. Apenas o refeitório localizado na unidade Guarará já estava sob os cuidados da autarquia desde o dia 24 de março. Ao todo, a companhia passa a ser responsável pelos onze refeitórios que fornecem cerca de 2,5 mil refeições por dia aos servidores.
A empresa Apetece era responsável por uma média de 570 refeições no refeitório do Paço. Nesta segunda, esse número subiu para 670 refeições, segundo o superintendente da Craisa, Reynaldo Messias. A Apetece também atendia outras seis unidades a um investimento de cerca de R$ 350 mil por mês. A empresa CSA Califórnia, que era responsável pelas outras duas unidades e também teve seu contrato encerrado nesta segunda-feira, recebia cerca de R$ 150 mil mensais da Prefeitura e a Provac Terceirização de Mão de Obra, recebia aproximadamente RS 750 mil.
“A volta da Craisa aos restaurantes da prefeitura tem como foco principal o retorno da qualidade da alimentação e o respeito aos funcionários, além de economia. Ainda estamos calculando qual será o montante de recursos economizados, mas com certeza haverá redução dos custos”, disse o prefeito Paulo Serra. Ele frisou que a atenção com o funcionário é um compromisso da administração que passa pela qualidade da comida oferecida aos servidores.
De acordo com Messias, cerca de 80% do valor de cada refeição é subsidiado pela Prefeitura. “Estamos retomando esse projeto original de a Craisa produzir uma alimentação de qualidade para a cidade”, acrescentou o prefeito Paulo Serra. Para atender às mudanças serão chamados 49 funcionários, sendo 31 GTIS (Grupo de Trabalho de Interesse Social) e 19 contratados por concurso.
Maria Aparecida Fatori, que completou 30 anos de prefeitura neste mês de abril, voltou ao refeitório nesta segunda-feira, depois de meses sem comer no restaurante do Paço. “Quando eu soube hoje da mudança, resolvi ver como ficou e também prestigiar, pois fazia cerca de três meses que eu não vinha por conta da péssima qualidade da comida”, contou. “Hoje já estava muito melhor, desde a apresentação dos alimentos à apresentação dos funcionários”, acrescentou.
Sem saber da mudança, Sara Salomon, que trabalha na prefeitura há 14 anos, gostou da notícia. “Estávamos torcendo para a Craisa voltar, pois soubemos que o restaurante da unidade Guarará já estava com a Craisa novamente. Que bom que aconteceu, a gente agradece. E é bom porque logo começa o inverno e as sopas que a Craisa serviam fizeram muita falta no ano passado”, acrescentou.
Guarará - A Craisa voltou a produzir em 24 de março refeições na unidade Guarará, utilizada por funcionários da Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos. A empresa Provac Terceirização de Mão de Obra LTDA era responsável, desde 21 de maio de 2016, pelas refeições de todos os funcionários que prestam serviço no complexo do Guarará e servidores que atuam nas unidades públicas da região (Secretaria da Saúde, unidades escolares da Secretaria de Educação e Guarda Civil Municipal).