Iniciativa aumentará segurança no encaminhamento e diagnóstico do paciente por meio da adoção de protocolos durante consultas e outros procedimentos
Santo André, 16 de maio de 2017 - Por meio da parceria entre o Ministério da Saúde e o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, a Prefeitura de Santo André deu início nesta terça-feira (16) à capacitação de gestores e outros funcionários da rede de Atenção Básica, Atenção Secundária (Especializada, Hospitalar, Urgência e Emergência), Assistência Farmacêutica, Regulação e Educação Permanente (Humanização) da Secretaria de Saúde, sobre os Protocolos da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio do curso, os profissionais serão instruídos sobre as diretrizes de atendimento. O curso visa atualizar os profissionais sobre as diretrizes de novos protocolos do Ministério da Saúde, bem como instruí-los a desenharem esses protocolos de acordo com a realidade local e então, implantá-los.
“ O protocolo estipula um passo a passo para atendimento em certas situações, por exemplo, para determinados sintomas o profissional deverá solicitar um determinado exame, seguir um procedimento. Isso aumenta a segurança no encaminhamento do caso do paciente, bem como, seu diagnóstico”, explica a Secretária de Saúde, Ana Paula Peña Dias.
O curso oferta 20 vagas fazendo com que o número de funcionários envolvidos, em boa parte gestores de todos os níveis de atenção da rede, seja restrito.
A ideia é que eles sejam multiplicadores de informação e auxiliem após a formação, na implantação do protocolo em suas unidades. “Santo André foi o único município do Grande ABC contemplado com essa formação nesta edição. Foi selecionada então, uma equipe multidisciplinar porque precisamos que todos falem a mesma língua. Mesmo que esse protocolo inicie na Atenção Básica, precisamos que todos continuem o trabalho em rede, como até então não era feito”, completa.
A ação faz parte da estratégia da atual gestão de fortalecimento da Atenção Básica no município, utilizando como referência as práticas preconizadas com o Ministério da Saúde. O curso está sendo oferecido por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI – SUS), o que não gera custo direto ao município. Os funcionários participarão de oito encontros presenciais e realizarão atividades à distância.
Foto: Júlio Bastos/PSA
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santo André
Bianca Fontes – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.