A atividade faz parte da campanha “Maio Roxo” e visa conscientizar e melhorar a vida dos pacientes diagnosticados
Santo André, 19 de maio de 2017 – A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde e do Núcleo de Inovação Social, realizou nesta sexta-feira (19) uma mesa redonda sobre o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal. A atividade, que aconteceu na Câmara Municipal e faz parte da campanha “Maio Roxo”, tem como objetivo trazer à sociedade um novo olhar para a conscientização e melhoria na qualidade de vida dos pacientes diagnosticados com Doença de Crhon e Colite Ulcerativa.
Estiveram presentes compondo a mesa a primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra, a Secretária de Saúde, Ana Paula Peña Dias, a presidente da Fundação ABC e secretária adjunta de Saúde, Maria Bernadette Zambotto Vianna, a coloproctologista do Centro Hospitalar Municipal Dr.ª Sandra Di Felice Boratto e o gerente de humanização e psicólogo Fábio Saad. O evento contou com a participação de cerca de 100 pessoas, entre pacientes e trabalhadores da área de saúde, que discutiram sobre os aspectos das doenças e as condições psicológicas associadas a elas. Os participantes receberam também laços na cor roxa e material informativo sobre o assunto, da ABCD - Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crhon.
Os palestrantes falaram sobre diagnóstico, possíveis causas, tratamento e apresentaram slides com fotos e vídeos de exames realizados nos pacientes com a Doença de Crhon.
A primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra, diagnosticada com a doença em 2011, ressaltou a dificuldade em descobrir o Crhon e a falta de informação e ajuda sobre o assunto. “Falta conhecimento para as pessoas, falta informar os sintomas que estão sentindo, às vezes achamos que não é nada e não damos a devida importância, e quando vamos realmente procurar ajuda, vemos que tinha muito mais a ser feito se houvéssemos nos questionado e procurado ajuda adequada antecipadamente, e eu fui uma dessas pessoas. Eu procurei durante dois anos muitos médicos e eu sempre recebi os mais diversos diagnósticos e nunca fiquei satisfeita, até encontrar a Dr.ª. Sandra que fez o diagnóstico imediatamente”.
O encontro alertou os profissionais da saúde quanto aos principais sintomas e já providenciou cartazes, panfletos e diversos materiais sobre o assunto que serão disponibilizados nos postos de saúde do município.
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Santo André
Daniele Vieira – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.<Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>