Após diálogo entre Prefeitura e governo do Estado, Instituto do Coração prometeu dar prioridade à transferência da criança, que ocorreu nesta terça-feira
Santo André, 13 de junho de 2017 - O bebê Guilherme, que estava internado no Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, em Santo André, e aguardava vaga para passar por cirurgia de alta complexidade no coração, foi transferido nesta terça-feira (13) para o Incor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas, em São Paulo.
O paciente foi levado em uma ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) equipada com UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e deixou o Hospital da Mulher por volta de 12h30, acompanhado da mãe.
Na última sexta-feira (9), após semanas de diálogo entre a Prefeitura e governo do Estado, o Incor se comprometeu a priorizar a transferência do bebê. A demora para que a transferência pudesse ser realizada foi motivada pela falta de vaga, mas também por um quadro infeccioso que, na avaliação do Instituto do Coração, impedia que a criança passasse pelo procedimento cirúrgico.
O bebê nasceu há 40 dias com Síndrome de Hipoplasia do Coração Esquerdo e estava internado na UTI do Hospital da Mulher desde o primeiro dia de vida, sendo medicado e cuidado constantemente, aguardando que a vaga fosse disponibilizada.
Desde então, a Prefeitura prestou toda a assistência disponível para os familiares da criança e solicitou diariamente a transferência do paciente junto à CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), órgão do governo do Estado responsável por organizar a demanda de vagas para procedimentos em unidades estaduais de saúde.
O procedimento cirúrgico necessário para salvar a vida do bebê é complexo e precisa necessariamente ser feito no Incor. A partir de agora, os médicos do Instituto do Coração vão avaliar e monitorar o quadro do bebê para decidir quando a cirurgia poderá ser realizada.