Representantes da Khan Academy Internacional visitaram nesta terça-feira (20) duas escolas da cidade para conhecer a prática do programa no Brasil
Santo André, 20 de junho - Aproximadamente 6 mil crianças com idade entre 8 e 10 anos, em 36 das 51 unidades da rede municipal de ensino de Santo André, utilizam a plataforma digital para o ensino de matemática desenvolvida pela fundação americana Khan Academy. Duas destas unidades – Emeief Reverendo Oscar Chaves, na Vila Linda, e Professora Carolina Maria de Jesus, na Cata Preta - receberam nesta terça-feira (20) representantes da Fundação Lemann, responsável pela implementação do programa no Brasil, além de membros da Khan Academy Internacional, que tem sede na Califórnia. O objetivo da visita foi conhecer o dia a dia das escolas brasileiras, ver como a plataforma está sendo utilizada na prática, além de verificar possíveis pontos de aperfeiçoamento.
“Decidimos vir para Santo André porque a cidade retrata bem o contexto brasileiro e tem uma infra-estrutura melhor do que a média do Brasil. Além do mais, sentimos que é um município aberto para nos receber, mostrar tudo, e contar o que não funciona e o que pode ser melhorado para ajudar a gente a fazer esse diagnóstico do uso”,explicou a coordenadora Ana Paula, da Sincroniza Educação, instituição parceira da Fundação Lemann. Além de Santo André, o grupo vai para Barueri e Osasco. O projeto “Inovação nas Escolas” está em cerca de 500 escolas do país, segundo Ana Paula.
Em Santo André o projeto é utilizado como ferramenta para auxiliar no ensino e na fixação dos conteúdos de matemática desde 2012. Isso é feito por meio de desafios e problemas que vão sendo apresentados para as crianças e, conforme elas vão respondendo as questões corretamente, avançam no jogo e, conseqüentemente, no conteúdo da matéria. Tudo é feito com o apoio do professor, que tem acesso ao desempenho e às dificuldades de cada aluno através de relatórios online, e do monitor do laboratório de informática. As aulas acontecem uma vez por semana.
“O projeto estimula o pensamento mais rápido das crianças, embora atenda ao ritmo de aprendizado de todos. Com isso os alunos chegam com mais facilidade para resolução de problemas e uso do raciocínio lógico na segunda etapa do ensino fundamental, a partir do 6º ano, época quando apresentam um pouco mais de dificuldade”, destacou a professora Marilda Zanotto, da Emeief Reverendo Chaves Maia. Entre os benefícios do programa estão também o exercício da concentração, melhora da atenção e autonomia das crianças.
O projeto possui mais de 300 mil exercícios para matemática para alunos do ensino fundamental até o ensino superior. O acesso é gratuito e pode ser feito individualmente, por escola, ou por cidade, por meio da adesão da Secretaria de Educação do município. Nesse caso, as escolas contam com uma equipe da Fundação Lemann que dá formação para os professores e faz o acompanhamento do projeto no município. Informações sobre o programa em