Estrutura do espaço no Parque Capuava recebeu diversas intervenções e 40 novas mudas de árvores nativas
Santo André, 24 de junho de 2017 – Fortalecendo o cuidado com a cidade e promovendo o Junho Verde, mês dedicado ao Meio Ambiente, o programa Amigos da Praça da Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, chegou neste sábado (24) ao Parque Capuava, com a revitalização completa da Praça Elis Regina. Em mais uma parceria com a iniciativa privada, a Administração contou com o apoio da Braskem e a ONG Oito Elementos para recuperar todo o espaço da área de lazer com a academia ao ar livre, brinquedos, alambrado das duas quadras de esporte, muretas das quadras, guarda corpo, totem, barras de levantamento, mobiliários, manutenção no calçamento, pintura das faixas de sinalização, operação tapa buraco, limpeza e recolha de resíduos, despraguejamento, poda de árvores, pintura, roçagem e ainda toda revisão da iluminação, agradando os munícipes que moram no entorno. Por fim, foram plantadas cerca de 40 árvores nativas.
A ideia do programa é fazer com que o morador do local auxilie o município na fiscalização da área, ajudando a conservar a área verde e/ou praça. Os munícipes recebem na fachada da residência o Selo Verde, disponibilizando o contato direto com o Departamento de Manutenção de Praças e Áreas Verdes para que as demandas sejam atendidas. “Esta é mais uma praça que está sendo devolvida para a população, completamente revitalizada e modernizada. Agradeço a Braskem e a ONG Oito Elementos que fizeram um grande trabalho junto à nossa equipe. Desta forma devolvemos a qualidade de vida aos munícipes com um ambiente familiar para que possam frequentar estes espaços públicos. Sempre contamos com parcerias com a iniciativa privada, trazendo assim um custo quase zero para a Prefeitura”, comentou o prefeito Paulo Serra.
O objetivo do programa Amigos da Praça é desburocratizar o acesso de pessoas físicas e jurídicas na conservação e manutenção de praças e áreas verdes. O modelo simplifica a documentação para a participação de pessoas físicas, sendo necessária, apenas, a apresentação de RG, CPF e comprovante de residência. Para a iniciativa privada, como contrapartida, é disponibilizada uma imagem publicitária da empresa com nome e logo da mesma, ou no caso de pessoa física, o nome da pessoa consta na placa afixada na área verde. Cerca de 30 praças já participam da ação e outras estão encaminhadas passando pela análise das equipes responsáveis.
Dentre as obrigações da empresa/pessoa amiga da praça estão a irrigação da área vegetada sempre que houver plantios ou em períodos de estiagem prolongada. As peças de mobiliário urbano seguirão padrão adotado pela Prefeitura, devendo obedecer critérios de preservação, aparência e condições de segurança. O procedimento para interessados em participar do programa começa por enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando a área e localização de interesse. A partir disso, será realizado o chamamento público que indicará data, hora e local para que os eventuais interessados apresentem documentação.
“A cidade ficou muito tempo abandonada e estamos aos poucos recuperando cada espaço. Temos aqui um mini parque, o povo pedia a revitalização e estamos entregando. Cuidamos da praça, do entorno e assim trazemos a população para participar do projeto nos ajudando no dia a dia. Temos que ter atenção com o verde, que é o nosso futuro”, disse o vice-prefeito e secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Luiz Zacarias.
Assessoria de imprensa – Prefeitura de Santo André
Guilherme Menezes – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.