Trabalhadores do transporte coletivo, motoristas de táxi e munícipes entre 50 e 54 anos poderão participar; ação vai até o dia 7 de julho em todas as unidades de saúde do município
Santo André, 27 de junho de 2017 – Considerando a quantidade de vacinas disponíveis, a campanha de vacinação contra gripe em Santo André foi prorrogada até o dia 7 de julho, incluindo os seguintes públicos: pessoas entre 50 e 54 anos, motoristas, cobradores, trabalhadores de transporte rodoviário (que deverão apresentar crachá ou holerite) e motoristas de táxi (que devem apresentar crachá). Para se vacinar, basta comparecer a uma das unidades de saúde do município, que realizam atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Ao procurar uma unidade de saúde, é importante levar a carteira de vacinação para o registro. No caso dos pacientes com doenças crônicas, é indispensável levar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação. Pacientes que fazem parte de programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem ir aos postos onde já estão cadastrados para receberem a vacina.
Caso o local onde regularmente são atendidos não tenha um posto de vacinação, devem buscar a prescrição médica na próxima consulta que estiver agendada, visando garantir esse documento com antecedência, para evitar filas na hora da vacinação. Pacientes que são atendidos na rede privada ou conveniada também devem buscar a prescrição médica com antecedência, junto ao seu médico assistente, devendo apresentá-la na unidade durante a realização da campanha.
Até o momento, o município aplicou 159.542 doses ao todo,sendo que além dos idosos, boa parte do grupo das puérperas também já foi atendido (84%). Cerca de 77% dos trabalhadores da área da saúde e 61% das crianças de 6 meses a 2 anos também já foram imunizadas.
Neste ano, o município de Santo André já notificou 39 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRGA), sendo 5 casos de SRGA por Influenza A/H3 sazonal, 27 casos de SRAG não especificada e 5 casos estão em aberto sendo investigados. Foram confirmados 5 casos de Influenza A/H3 sazonal e 3 deles evoluíram para cura. Neste ano, houve também um óbito confirmado de Influenza A/H3 sazonal. A vítima era uma mulher de 80 anos, moradora da Vila Luzita, que tinha pneumopatia crônica, doença hepática crônica, diabete melito e doença cardiovascular crônica.
Unidade de Comunicação e Eventos Prefeitura de Santo André
Daniele Vieira – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.