Adiamento incessante de atitudes em diversos setores da vida pode provocar ansiedade e angústia; tema será abordado dia 22, às 14h30
Santo André, 18 de agosto de 2017 - No dicionário Aurélio, procrastinar significa deixar para depois e isso todo mundo já fez. Mas tem gente que permite que a procrastinação alcance todos os segmentos da vida, paralisando, por exemplo, o lado profissional e os relacionamentos afetivos. Esta paralisia pode originar ansiedade, conflitos e sofrimento, segundo a psicanalista Maria Lúcia Petreca. Juntamente com o marido, o também psicanalista Paulo Cesar Petreca, Maria Lúcia abordará o tema “Procrastinação: depois eu faço!” na palestra do projeto Sustentabilidade e Bem Estar, na Escola de Educação Ambiental Tangará - Parque Escola, dia 22, às 14h30. A atividade é gratuita e não é preciso fazer inscrições antecipadas.
Segundo Maria Lúcia, algumas pessoas têm consciência de que estão procrastinando, mas não conseguem mudar a situação sozinhas e outras nem sequer reconhecem o problema, por isso a ideia de realizar uma palestra sobre o assunto. “Nosso objetivo é ajudar as pessoas a identificarem o problema e a encontrar as causas, o que está por trás da dificuldade em tomar decisões. A identificação das causas ajuda na solução do problema”, explica a psicanalista.
A palestra “Procrastinação: depois eu faço!”, faz parte do projeto Sustentabilidade e Bem Estar, que promove palestras mensais sobre temas relacionados às emoções humanas desde o mês abril, quando o tema de estreia foi “Ansiedade: o mal da atualidade”. “Procuramos abordar assuntos do dia a dia das pessoas, questões que são levadas ao nosso consultório e com isso ajudar um número maior de pessoas a compreenderem suas emoções”, contou Maria Lúcia.
A psicanalista acrescenta que o projeto tem como objetivo, também, combater os preconceitos que ainda existem com relação ao trabalho de psicólogos, psicanalistas e psiquiatras. Para Ana Lúcia, as pessoas precisam ter o entendimento a respeito da importância de buscar ajuda e de ter um tratamento adequado para poderem solucionar suas questões e terem uma melhor qualidade de vida. Maria Lúcia Petreca e Paulo César são voluntários.
No mês de setembro, o tema da palestra será “Autossabotagem”, no dia 26, e em outubro o asssunto será “Relacionamentos saudáveis”, agendada para o dia 24, sempre às 14h30.
Facebook: Parque Escola 2016
Paola Zanei