Praça Júlio Dantas, no Jardim Estela, é entregue revitalizada
Espaço recebeu melhorias por meio do programa Amigos da Praça, que incluem reformulação paisagística entre outras ações
Santo André, 16 de setembro de 2017 - A população do Jardim Estela recebeu de volta, neste sábado (16), a Praça Júlio Dantas de cara nova. A revitalização do espaço é fruto de uma parceria da Prefeitura de Santo André com o SEAC-ABC (Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Afins do Grande ABCDM, RP e RGS) e o SEAC-SP (Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado de São Paulo), através do programa Amigos da Praça. Os sindicatos adotaram o espaço e auxiliarão na manutenção do local. A revitalização da pasta foi celebrada com a presença do prefeito Paulo Serra e do presidente do SEAC ABC.
“Muitas vezes não dá para o poder público cuidar de tudo, porque a gente tem problema financeiro e problema operacional. A cidade que nós herdamos estava muito destruída e para responder rápido às necessidades, a gente buscou parcerias como essa. Pode parecer pouco, mas praça é muito importante. As grandes obras são importantes, claro, mas um equipamento como esse conta muito ponto para melhorar a qualidade de vida de quem mora no entorno”, destacou o prefeito Paulo Serra.
Os serviços de roçagem, capinação, recolha de resíduos, hidrojateamento do piso intertravado, pintura das muretas, quadra e paredes, revitalização dos mobiliários e pintura do alambrado foram realizados pelo SEAC-ABC e pelo SEAC-SP, que contaram com a colaboração de 40 voluntários. “Em nome das empresas do Seac, agradecemos a oportunidade de fazer essa parceria com a prefeitura, para que possamos proporcionar a população um local onde a população aproveitar e estar presente.Por isso a gente espera que a população ajude a manter a praça bonita como está agora. Isso aqui também é de vocês”, disse o presidente do SEAC ABCDM, RP e RGS, Marcos Nóbrega.
Já a Prefeitura de Santo André, por meio do programa “Santo André, Eu Amo, Eu Cuido”, fez manutenção e pintura dos equipamentos da academia ao ar livre e dos brinquedos, reformulação paisagística, reforma na calçada da praça, recolha de resíduos sólidos e entulhos da construção civil descartados irregularmente na praça, e manutenção do alambrado da quadra. Durante a entrega, uma quaresmeira foi plantada pelas crianças da comunidade.
Amigos da Praça – Mais de 40 praças já foram beneficiadas pelo programa Amigos da Praça, que desburocratiza o acesso de pessoas físicas e jurídicas interessadas em realizar a conservação e manutenção de praças e áreas verdes. O modelo simplifica a documentação para a participação de pessoas físicas, sendo necessária, apenas, a apresentação de RG, CPF e comprovante de residência. Para a iniciativa privada, como contrapartida, é disponibilizada uma imagem publicitária da empresa com nome e logo da mesma, ou no caso de pessoa física, o nome da pessoa consta na placa afixada na área verde.
A ideia do programa é fazer com que o morador do local auxilie o município na fiscalização da área, ajudando a conservar a área verde e/ou praça. Os munícipes recebem na fachada da residência o Selo Verde, disponibilizando o contato direto com o Departamento de Manutenção de Praças e Áreas Verdes para que as demandas sejam atendidas.
Dentre as obrigações da empresa/pessoa amiga da praça estão a irrigação da área vegetada sempre que houver plantios ou em períodos de estiagem prolongada. As peças de mobiliário urbano seguirão padrão adotado pela Prefeitura, devendo obedecer critérios de preservação, aparência e condições de segurança. O procedimento para interessados em participar do programa começa por enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.informando a área e localização de interesse. A partir disso, será realizado o chamamento público que indicará data, hora e local para que os eventuais interessados apresentem documentação.