Calçadão da Oliveira Lima, espelho d’água no Paço Municipal, Hospital da Mulher e Casa do Olhar serão iluminados na cor tema da campanha
Santo André, 2 de outubro de 2017 - A entrada do mês de outubro inicia também a tradicional campanha de prevenção do câncer de mama. Desde a década de 90, o Outubro Rosa promove ações de orientação, visibilidade e maior acesso ao diagnóstico da doença. A Prefeitura de Santo André participa mais um ano do movimento com um calendário de atividades em equipamentos de saúde, de cultura e de esportes. O calçadão da Oliveira Lima, o espelho d’água no Paço Municipal, Hospital da Mulher e a Casa do Olhar serão iluminados na cor tema da campanha.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. A ginecologista do Centro de Saúde Escola, Rita de Cássia Chukri Jaimez, explica que “de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde, a paciente que não possui histórico de doença na família, deve realizar apenas uma mamografia a partir dos 35 até 40 anos. Caso não seja encontrado nada, ela deve fazer outra a partir dos 40 anos, quando começará a fazer o exame a cada dois, até ela completar 50 ano, quando começará a fazê-lo anualmente”. Jaimez ainda alerta para os fatores de risco da doença. “Diabetes, a ocorrência de casos na família, obesidade extrema são fatores de risco, pois estão ligados ao aumento de estrogênio no organismo. Mas vale ressaltar que a contracepção não entra nesse grupo, pois os anticoncepcionais hoje em dia, possuem baixíssima dosagem de hormônios”.
Mesmo com sendo menor a frequência da doença em mulheres abaixo dessas faixas etárias, a médica orienta que todo mês após a menstruação, a mulher realize o auto exame. “Na frente do espelho, ela deve levar a mão até a nuca e com a outra apalpar a mama procurando caroço, alterações no mamilo ou pele com aspecto de casca de laranja. Ela deve fazer isso nas duas mamas e se encontrar algo, procurar o ginecologista”. Homens podem também desenvolver a doença, mas por a glândula mamária masculina ser geralmente atrofiada, com baixa produção de estrogênio, são caso mais raros, mas eles também podem realizar o auto exame e procurar um mastologista caso notem alguma anomalia.
Sobre as atividades de conscientização, para descentralizar e aproximar as ações das munícipes, as unidades de saúde terão ações especiais como coleta de exames, palestras e também procedimentos estéticos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santo André também promoverá internamente entre os dias 17 e 19, o evento “Sou mulher, sou SAMU”, com uma agenda capacitações, depoimentos de quem superou a doença e cuidados com a pele e cabelo.
O Núcleo de Inovação Social, em parceria com a Secretaria de Cultura, traz a Exposição "Mulheres no Espelho", para a Casa do Olhar Luiz Sacilotto, localizado na rua Campos Sales, 414. A mostra traz fotografias de mulheres andreenses atendidas pela ONG Viva Melhor. Os visitantes poderão apreciar o trabalho do dia 3 a 21, toda terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 15h. O Núcleo promoverá também, em parceria com a ONG Viva Melhor, uma caminhada no dia 29, com concentração no espelho d’água no Paço Municipal a partir das 07h30, com saída às 8h30 em direção ao Parque Celso Daniel, na Av. Dom Pedro II, 940 – Jardim. Já a Secretaria de Esporte e Prática Esportiva preparou aulas especiais para os cursos de ginástica adulto ministrados nos CESAs e parques da cidade. O Parque Celso Daniel também receberá no dia 21, às 9h, aula de dança.
Em 2016, a rede municipal de Santo André encaminhou para quimioterapia, 76 pacientes com câncer de mama e 191 para radioterapia de toda a região do Grande ABC, sendo que deste último número, 79 são residentes de Santo André. Já em 2017, até setembro, foram encaminhadas 91 pacientes para quimioterapia e 66 para radioterapia, sendo que neste último caso, 41 eram munícipes andreenses.
Confira a programação nos equipamentos de saúde da primeira semana de outubro:
US Vila Helena – Avenida Andrade Neves, 1.082 – Vila Helena. Tel.: 4453-9687
US Vila Guiomar – Rua das Silveiras, 73 – Vila Guiomar. Tel.: 4994-0835
US Vila Luzita – Avenida Dom Pedro I, 4.197 – Vila Luzita - Tel: 4453-5755
USF Jardim Carla – Rua Lopes Trovão, s/nº – Jardim Carla - Tel: 4972-6366
• 04/10 (quarta-feira), às 9h: palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis
· Todas os dias (exceto às quintas-feiras): coleta de exame preventivo livre demanda
USF Parque Miami – Estrada do Pedroso, 5151 – Parque Miami -Tel: 4453-7548
USF Jardim Ana Maria – Rua Otávio Mangabeira, 331 – Jardim Ana Maria - Tel: 4479-3396
USF Jardim Irene II – Rua Levy de Souza, 3 – Jardim Irene II - Tel: 4973-4791
US Jardim Alvorada – Rua Dr. Almenor J. Silveira, s/nº – Jardim Silveira. Tel: 4972-3622
USF Valparaíso – Rua Andradina, 471 - Bairro ValparaÍso - Tel: 4468-1747
US Utinga – Alameda México, s/nº – Vila Metalúrgica - Tel: 4976-1000
Centro de Especialidades I – Avenida Ramiro Colleoni, 220 – Centro - Tel: 4437-3755
Centro de Especialidades II – Rua Waldemar Soares, s/nº – Parque das Nações - Tel: 4479-6800
Armi (Ambulatório de Moléstias Infecciosas) – Rua das Silveiras, 73 – Vila Guiomar - Tel: 4427-6110
Bianca Fontes