Finais de semana terão diversas oficinas e atrações; no Dia das Crianças o Planetário terá sessões especiais e contação de histórias
Santo André, 4 de outubro de 2017 - A Sabina Escola Parque do Conhecimento, espaço voltado para o ensino da ciência e das artes de forma interativa e divertida, terá uma programação especial no Mês das Crianças, além das já tradicionais atrações como o Pinguinário e a réplica em tamanho natural do esqueleto de um Tiranossauro Rex, para homenagear e divertir a garotada. Durante todos os finais de semana deste mês, a partir do sábado (7), os pequenos vão poder conhecer os Mag Blocks, blocos magnéticos coloridos com formato geométrico que podem ser encaixados uns nos outros para montar diversos brinquedos e aprender se divertindo em diversas oficinas.
No sábado, a criançada poderá participar também de oficina que vai ensinar a fazer uma pilha, além de oficinas com brincadeiras eletroestáticas, que ensinam como funciona a eletricidade. Nas oficinas de domingo (8), a diversão vai ser aprender a fazer um brinquedo que é um equilibrista escorregando por uma corda sem nunca cair por causa de pequenos pesos fixados na sua mão. Nesse dia haverá também a oficina de origami, as dobraduras japonesas.
Dia das Crianças – Na quinta-feira (12), Dia das Crianças, as duas sessões do Planetário e Cinedome Johannes Kepler serão voltadas para o público infantil. Às 11h, o filme “Kaluoka’hina, o recife encantado” possibilitará ao público a experiência de imersão no mundo subaquático por causa dos projetores digitais do espaço e, às 15h é a vez do filme “O Aniversário do Pingo” que conta a história de uma criança que ganha um presente especial do seu avô astrônomo no aniversário: um par de partículas subatômicas bem espertas e que têm como missão explicar tudo sobre o Universo e as estrelas.
Uma contação de história diferente também faz parte da programação do Dia das Crianças. A “Viagem de Caê” pelo Sistema Solar vai ser contada dentro da cúpula do planetário, com música e dramatização, às 16h30. Do lado de fora da Sabina, no Núcleo de Observação do Céu, será realizada uma oficina para a confecção de uma Rosa dos Ventos, desenho que serve de instrumento para a navegação geográfica, formada pelos pontos cardeais e seus intermediários.
No seu dia, a criançada poderá também aprender a fazer uma composteira com garrafa pet e entre as oficinas desse dia está também a que ensinará os pequenos a construírem uma câmara escura, que deu origem à câmera fotográfica.
Na sexta-feira (13) a Sabina não abre, mas retorna no sábado (14) com uma atração incrível. O artista plástico ambiental Alexandre Huber vai pintar, durante o dia todo, um painel com tema marinho nas paredes externas da Sala da Vida. Nascido em Santos, Huber dedica a sua carreira a pintar arte marinha, em favor da preservação ambiental. Nesse dia as crianças poderão se inpirar no artista e pintar seu próprio mar na oficina de pintura em tela que também acontece na sala da vida, onde ficam as réplicas de dinossauros, o aquário e o pinguinário.
Orquestra – No dia 15 de outubro (domingo), Dia dos Professores, a OSSA (Orquestra Sinfônica de Santo André) faz apresentação inédita dentro da Sabina, às 16h, para os professores da rede e para o público em geral, com participação dos fãs de Star Wars que fazem cosplay dos personagens do filme. Quem for à Sabina às 16h para apresentação da orquestra poderá trocar um brinquedo novo por um ingresso na Sabina.
Nos finais de semana seguintes (dias 21, 22, 28 e 29) a criançada poderá aproveitar, além das oficinas de Mag Blocks, as oficinas de construção de pilha, de sapo equilibrista, de brinquedos eletrostáticos e composteira. A programação de oficinas é sujeita a alteração.
Serviço:
Sabina Escola Parque do Conhecimento
Endereço: Rua Juquiá, s/nº, Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135)
Horário: Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30. As sessões do Planetário são às 11h e às 15h.
Ingressos: Grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$ 20, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 65 anos. Interessados em assistir a uma das sessões do Planetário e Cinedome de Santo André - Johannes Kepler pagam R$ 30, a inteira, com direito a passeio por toda a Sabina.
Estacionamento: Gratuito, sujeito à disponibilidade de vagas
Mais informações pelo telefone 4422-2000
Paola Zanei