Parceria com o Detran, programa “Clube do Bem-te-vi” deverá alcançar cerca de 4,3 mil crianças, com idade entre 7 e 10 anos, de 14 Emeiefs
Santo André, 16 de novembro de 2017 - Os alunos das escolas municipais Carlos Drumonnd de Andrade e Nicolau Moraes de Barros, ambas na Vila Pires, foram os primeiros a participar das palestras sobre segurança no trânsito do programa “Clube do Bem-te-vi”, realizado pelo Detran/SP, com o Comando de Policiamento de Trânsito da capital, em parceria com a secretaria de Educação e a de Mobilidade Urbana de Santo André. Ao todo, 14 Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeiefs)receberão o programa, que irá alcançar cerca de 4,3 mil crianças, do 2º ao 5º ano da rede municipal de ensino de Santo André.
O programa traz informações sobre os cuidados necessários para atravessar a rua, como andar de bicicleta de forma segura, a importância da cadeirinha e do capacete para motos, entre outras, transmitidas por meio de palestras com abordagem lúdica, realizadas pelos policiais especialistas em trânsito que participam do programa. “Eles usam a linguagem adequada para cada faixa etária e antes das palestras os professores pedem que os alunos realizem desenhos sobre o trânsito da sua cidade, para já irem refletindo sobre o tema”, destacou o coordenador do programa, o sargento Edson Centamori.
Ao final da palestra, que dura cerca de 40 minutos, as crianças assistem um desenho animado sobre o tema, e ganham um kit com uma revistinha de atividades, uma carteirinha de habilitação e um bloco de multas para brincar. Segundo Centamori, é importante colocar o foco nas crianças porque o adulto já tem seus hábitos bem arraigados, e é difícil mudar se não for por meio de conscientização ou punição. “Ações de educação para a mobilidade são sempre necessárias. Acreditamos que educando as crianças, não precisaremos punir o adulto, e certamente teremos um trânsito mais seguro no futuro”, destacou Centamori.
A coordenadora de projetos especiais da Secretaria de Educação, Patrícia Perrucci, reforça que o programa é uma forma de contribuir para a redução do número de mortes no trânsito. Para se ter uma ideia, o Brasil registrou mais de 37 mil mortes no trânsito em 2015, segundo o Ministério da Saúde, o que coloca o país entre os cinco países que mais registra mortes no trânsito no mundo. “Por meio das crianças, conseguimos fazer com que a mensagem chegue também aos pais e familiares. O aluno passa também a prestar atenção no comportamento de quem está com ele, e chama a atenção quando necessário”, acrescentou.
Desde sua criação, o programa Clube do Bem-te-vi já alcançou cerca de 1,5 milhões de crianças, principalmente de cidades do interior. Em Santo André, devido à dimensão da cidade, as primeiras palestras foram direcionadas para escolas próximas a avenidas, onde o trânsito é muito intenso. “Mas a idéia é que nos próximos anos seja possível alcançar todas as Emeiefs da cidade” destacou Patrícia. A rede municipal de ensino é composta por 51 Emeiefs.
O encerramento acontece na sexta-feira (24), às 9h30, no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector (rua Tirol, nº6, Vila Matarazzo).
Texto: Paola Zanei
Fotos: Alex Cavanha