Programa possibilita a alunos da rede municipal de ensino aulas de dança, ballet, capoeira, artes cênicas (teatro e circo), ginástica artística, taekwondo e xadrez; ação visa formação global do indivíduo
Santo André, 23 de novembro de 2017 - Um público de aproximadamente 5,2 mil pessoas esteve presente nas atividades de encerramento das Ações Complementares deste ano, que aconteceram nos onze Centros Educacionais de Santo André (CESAs). O programa, que beneficiou 2.250 crianças, oferece atividades nas modalidades dança, ballet, capoeira, artes cênicas (teatro e circo), ginástica artística, taekwondo e xadrez no contraturno escolar. A última unidade a celebrar o final das aulas deste ano, com apresentações dos alunos, foi o CESA Jardim Santo Alberto, que na noite de quarta-feira (22) reuniu cerca de 350 pessoas, entre pais e comunidade, para prestigiar as apresentações das crianças.
As aulas acontecem nos próprios Centros Educacionais de Santo André, que são complexos educacionais que concentram a escola municipal, uma creche e um centro comunitário. Neste ano, foram formadas 129 turmas de crianças com idade entre 4 e 12 anos. “Este foi o primeiro ano em que as crianças da educação infantil (4 e 5 anos) também foram atendidas pelo programa, que foi criado em 2005. E no ano que vem devemos oferecer a oportunidade também para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, afirma o gerente dos CESAs, Márcio Ribeiro “Tubarão” .
As aulas acontecem no contraturno escolar, ou seja, no período paralelo ao das aulas, duas vezes por semana, para proporcionar às crianças atividades durante os períodos em que não estão em aulas, diminuindo o tempo em que poderiam ficar na rua, além de despertar o interesse às artes e ao esporte, promovendo um contato muitas vezes fora do alcance das crianças. Os alunos da rede municipal de ensino têm prioridade no atendimento, sendo beneficiados por 85% das vagas, mas estudantes da rede estadual ou particular também podem participar, desde que morem em Santo André e estejam dentro da faixa etária.
Márcio Ribeiro acrescenta que as experiências proporcionadas pelas atividades vêm complementar o currículo da educação básica, pois, entre outros benefícios, estimulam a curiosidade dos estudantes, a troca de saberes e a aquisição de novas habilidades. “O ballet, por exemplo, estimula a sensibilidade e favorece a descoberta do próprio corpo e de suas possibilidades de expressões, quantidade e qualidade de movimentos. O teatro e o circo, que chamamos de artes cênicas, desenvolvem o potencial criativo, além de propiciar aos alunos uma oportunidade de expressar seus sentimentos por meio do imaginário e dos jogos simbólicos. Tudo isso contribui para o desenvolvimento global dos alunos”, explicou “Tubarão”.
CESA – Os CESAs são complexos educacionais que concentram Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental), creches, centros comunitários e espaços externos de convivência como jardins e pistas de caminhada. Durante a semana, as creches e Emeiefs localizadas em CESAs atendem juntas cerca de 7,8 mil crianças com idades entre 0 e 10 anos. A rede de ensino de Santo André atende hoje cerca de 33 mil crianças.
Para quem não é estudante, os CESAs oferecem diversas oficinas regulares, ministradas por voluntários do programa “Eu sou Amigo do CESA”. Atualmente, há turmas para adultos e para crianças espalhadas nos onze equipamentos, em diversos horários. Entre as opções estão dança do ventre, circo, jazz e ballet, skate, capoeira, hip-hop, crochê entre outros.
Texto: Paola Zanei
Fotos: Júlio Bastos/PSA