Em partidas realizadas no ginásio Pedro Dell’Antonia, equipes da cidade se sagraram campeãs, no dia de encerramento da competição
O ginásio Pedro Dell’Antonia, em Santo André, recebeu na manhã deste domingo (26) duas finais de basquete, que contaram com participação de equipes da cidade. Em ambas as disputas os times locais se sagraram campeões, levando Santo André a somar 102 pontos na somatória final dos Jogos Abertos do Interior e à 9ª posição na classificação geral.
A primeira partida foi entre as equipes masculinas sub-21 de Santo André e Limeira, pela segunda divisão. O time da casa venceu por mais de 20 pontos de diferença, com o placar de 64 a 43. O resultado, no entanto, não quer dizer de que a partida tenha sido fácil – muito pelo contrário. Limeira esteve à frente na maior parte do jogo, que foi acirrado e emocionante. A virada aconteceu no final do 3º tempo, em uma cesta de três pontos do time de Santo André. Daí em diante, a equipe local ampliou a dianteira, e garantiu a medalha de ouro.
O outro jogo realizado na manhã deste domingo foi entre as equipes femininas de basquete livre de Santo André e São José dos Campos, pela primeira divisão. A final foi cercada de muita expectativa, em especial por conta do resultado da disputa mais recente entre as duas equipes. Da última vez que haviam se enfrentado, na sexta-feira (24), ainda na fase de classificação dos Jogos Abertos, São José levou a melhor por 63 a 50. Neste ano, os times se enfrentaram quatro vezes no Campeonato Paulista, com três vitórias para Santo André e uma para São José.
Desta vez, no entanto, Santo André conseguiu ficar à frente do placar durante toda a partida, e não chegou a ter a vitória ameaçada, apesar do jogo bastante disputado em alguns momentos. O placar final foi de 63 a 46. “Fechamos 2017 com chave de ouro. O último objetivo do ano era vencer os Jogos Abertos. Foi importantíssimo para a cidade essa vitória. Sabíamos que seria uma partida difícil, mas viemos empenhadas para conquistar o título”, comemorou a ala Jaqueline de Paula Silvestre.
Cerimônia de encerramento – Após as partidas de basquete, o ginásio Pedro Dell’Antonia recebeu a cerimônia de encerramento da 81ª edição dos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni. A cidade de São José dos Campos fechou sua participação com 320 pontos e recebeu o troféu de campeã da competição. O segundo lugar ficou com São Bernardo do Campo, que obteve 266 pontos, e o troféu de terceiro lugar foi para São Caetano do Sul, que somou 179 pontos.
A cerimônia contou com a presença do ex-mesatenista Hugo Hoyama, atualmente técnico da seleção brasileira feminina de tênis de mesa, que apagou a pira olímpica. Além disso, a cidade de Rio Claro, próxima sede dos Jogos Abertos do Interior, recebeu a bandeira oficial da competição.
“O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, com a realização dos Jogos, voltou a exportar boas práticas de esporte. Nossa região já foi pioneira em políticas públicas vencedoras e bons exemplos de gestão e esse modelo de Jogos Abertos eu tenho certeza vai recolocar o ABC neste patamar”, afirmou o prefeito de Santo André, Paulo Serra. “Pra Santo André é motivo de muito orgulho receber o encerramento desses jogos, temos no nosso DNA o incentivo ao esporte”.
A 81ª edição dos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni foi fruto de uma parceria da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, entidade que representa seis cidades da região: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Mais de 190 cidades participaram da competição, que contou com a presença de cerca de 15.000 atletas.
“Fechamos 2017 com chave de ouro. O último objetivo do ano era vencer os Jogos Abertos. Foi importantíssimo para a cidade essa vitória. Sabíamos que seria uma partida difícil, mas viemos empenhadas para conquistar o título”, comemorou a ala Jaqueline de Paula Silvestre.
Texto: Tiago Oliveira
Foto: Júlio Bastos