Com pressões mais adequadas, rede pública de abastecimento e ligações internas dos imóveis são beneficiadas
O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) finalizou a instalação de mais uma válvula redutora de pressão (VRP), a terceira neste ano, desta vez na Vila Pires. O serviço ocorre em continuidade aos trabalhos para reduzir as perdas de água na cidade, que tiveram início com a Operação Caça-Vazamentos.
O equipamento foi instalado na rua Miguel Couto e vai atender o setor de abastecimento da Vila Pires. A válvula também já está integrada ao sistema de telemetria da autarquia, possibilitando o seu monitoramento 24 horas por dia, à distância. O objetivo é garantir pressões mais adequadas às tubulações, reduzindo a incidência de vazamentos, tanto nas redes públicas, quanto nas instalações internas dos imóveis dos usuários, garantindo um sistema mais eficiente.
Assim como as outras duas VRPs já instaladas pelo Semasa neste ano, o equipamento da Vila Pires também é acionado por energia solar. Todo o processo de estudo, projeto, instalação e também de confecção do poste que abriga as placas solares da VRP foi feito com mão de obra própria do Semasa, por meio de funcionários da autarquia, dos departamentos de Planejamento e Obras e de Manutenção e Operação.
A autarquia pretende instalar mais uma válvula neste ano no setor do Parque Miami. Os outros bairros que receberam os equipamentos foram o Bom Pastor e o Jardim Stella.
Graças à válvula instalada no Jardim Stella, por exemplo, foi possível adequar as pressões da rede daquele setor, sendo que a redução foi de 35% entre 6h e 22h e, nas madrugadas, quando o consumo é menor e a pressão maior, a diminuição foi mais expressiva: quase 45%. Já o número de pontos de vazamento detectados no setor após a instalação da VRP caiu 81%. Com menos reparos, o abastecimento também está mais eficiente e regular.