Programação terá ainda espetáculos de dança, exposições e workshops; Paranapiacaba recebe a 10ª Feira de Oratórios e Presépios
Santo André, 6 de dezembro de 2017 – Dentro da série de concertos itinerantes, a Orquestra Sinfônica da cidade se apresenta nesta sexta-feira (8), às 15h30, na Sabina Escola Parque do Conhecimento. Os ingressos serão gratuitos.
Sob a regência do maestro Abel Rocha, os músicos interpretarão as canções Pompa e Circunstância, de Edward Elgar, a Suite Star Wars de John Willians, a Seleção Luiz Gonzaga, de Clóvis Pereira, a Valsa das Flores, de Pietr Tchaikovsky, a Suíte Masquerade, de Aram Khachaturian, Christmas Festival, de Leroy Anderson, e Medley Rei Leão, de Ted Parson. O endereço da Sabina é Rua Juquiá, altura do n. 135, na Vila Eldízia.
Neste fim de semana, o palco do Teatro Municipal Antonio Houaiss recebe série de espetáculos da Escola Livre de Dança (ELD). Na sexta-feira, às 20h30, a atração será ‘Eu Scegue’, com a turma de formação 5 e orientação de Caio Paduan. No sábado serão apresentados, às 17h, ‘Ser Novo de Novo’, trabalho do Núcleo Infantil da ELD, com direção de Suzana Bayona, e ‘Curumins’, com direção de Renato Vasconcelos, às 20h.
‘Ubuntu. Territórios e Insurgências’, realização do Núcleo de Adultos, com direção de Cristiane Santos, encerra a programação no domingo, às 19h. Todas apresentações têm indicação livre. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada apresentação. O endereço é Praça IV Centenário, s/n, Centro.
Outras atrações – No sábado, o Coletivo Cafuzas realiza o workshop para educadores ‘Saberes e Fazeres Ligados às Culturas Indígenas, Africanas e Afro-brasileiras – Um Diálogo entre Prática e Livro’ na Biblioteca Nair Lacerda. Às 10h, ‘Narração de histórias e confecção de bonecas Abayomi’. Indicação: 18 anos. E às 14h, o encontro partilhará narrativas e jogos relativos a estas culturas, com mediação de leituras. Indicação: 12 anos. A biblioteca está localizada na Praça IV Centenário, s/n, Centro.
Ainda no sábado, estão previstas duas outras atividades. Às 10h, na Casa da Palavra Mário Quintana será realizado o projeto ‘Calçada Literária’. Com a participação da Editora Coerência e o Núcleo de Escritores do Grande ABC, a atividade contará com leitura de poemas por Leonardo Campos, apresentação de ‘Regina Coéli di Antonio Conselheiro’, com Lari Germano e Renê Pataro, e leitura de poemas pelo grupo do projeto Poemas da Cidade. A Casa fica na Praça do Carmo, 171, Centro.
E no Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, às 9h, Maura de Andrade realiza o workshop ‘Lugares da Memória’. A atividade conta com uma palestra e exposição sobre a pesquisa realizada nas cidades de Santo André, São Vicente e São Paulo, que refez o caminho dos colonizadores portugueses. Através de textos, imagens serão explicados os registros da memória registrados no livro do projeto. O workshop prossegue no dia 16, às 9h. O Museu fica na Rua Senador Fláquer, 470, Centro.
E o Coro da Cidade se apresenta no domingo, às 19h30, na Paróquia Nosso Senhor do Bomfim. Regência do maestro Roberto Ondei. O endereço é Rua Oratório, 1458, Parque das Nações. Atividades gratuitas.
Exposições – A exposição ‘Natureza Impressa’, da artista andreense Edvânia Rego está em cartaz na Casa do Olhar Luiz Sacilotto. As obras apresentam técnicas diversas de impressão, a partir da gravura, usando a natureza como maior referência em seus trabalhos. Visitas de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e sábado, das 10h às 15h. O endereço é Rua Campos Sales, 414, Centro.
No Museu de Santo André a atração é a exposição ‘A Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas’. Exposição itinerante do Museu da Língua Portuguesa que surgiu a partir do livro de mesmo nome, escrito pelo jornalista e artista plástico Enio Squeff, em coautoria com Helder Perri Ferreira (2004). Até 9 de fevereiro.
E na Sala Especial do museu o público pode conferir ‘Escola Spirit Art’. A exposição reúne trabalhos de alunos e professores da escola que incentiva os alunos a desenvolver seu lado artístico por meio da arte tradicional e digital. Até dia 6 de janeiro.
No local o público pode conferir ainda ‘Dá para imaginar? Se as coisas não tivessem evoluído’, com objetos de uso cotidiano e do trabalho que as novas gerações não conheceram, como a vitrola e a máquina de escrever. De maneira divertida a mostra procura fazer com que o visitante reflita sobre a importância da evolução tecnológica. E para quem conheceu estes objetos, é uma oportunidade de relembrar e matar a saudade. Visitas de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30, e sábados, das 9h às 14h30. Até 13 de fevereiro.
E no Salão de Exposições do Paço Municipal termina neste sábado (9) a exposição ‘A Bíblia na História e no Cotidiano’, que apresenta diferentes aspectos da publicação na vida cotidiana e na formação da sociedade. Visitas das 13h às 21h. O endereço é Praça IV Centenário, s/n, Centro. Atividades gratuitas.
Lazer – No sábado, a partir das 10h, o projeto ‘Lazer nos Bairros – Mais Lazer’ acontecerá no Parque Jaçatuba. A atividade contará com espaços de jogos, brincadeiras, cama elástica, apresentações da comunidade e atrações artísticas. O endereço é Av. Itamarati, 536, Parque Jaçatuba. Grátis.
O Parque Prefeito Celso Daniel recebe mais uma edição do projeto ‘Domingo no Parque’, neste domingo, a partir das 10h. Na programação série de atividades de lazer com jogos e brincadeiras, entre outras atrações. O Parque conta ainda com uma Ludoteca. E no sábado, às 13h, será realizado mais um Forró Pé de Calçada. O endereço é Av. Dom Pedro II, 940, Bairro Jardim. Grátis.
E no Parque Chácara Pignatari a opção é a Brinquedoteca, que funciona de terça-feira a domingo das 9h às 16h30. O endereço é Av. Utinga, 136, Vila Metalúrgica. Grátis.
Paranapiacaba –A vila de Paranapiacaba recebe neste sábado e domingo, das 9h às 17h, a 10ª Feira de Oratórios e Presépios e o Encontro de Culturas Populares. Na programação, comercialização de artesanatos com temas natalinos, no Antigo Mercado, e atrações do Encontro de Cultura Popular. Nos dois dias, das 9h às 17h, o Galpão das Oficinas (Rua da Estação, s/n) recebe a Feira Caminhos do Cambuci. E no Clube União Lyra-Serrano (Av. Antonio Olyntho, s/n), no domingo, no mesmo horário, haverá mais uma Feira de Artes, Artesanatos e Antiguidades.
A agenda cultural da cidade é uma realização da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 4433-0652. Ou no site: culturaz.santoandre.sp.gov.br.
Texto: Marcos Imbrizi