Mais de 300 pessoas de instituições educativas participaram de atividades e visitas ambientais
Santo André, 19 de dezembro de 2017 – Durante este ano, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) conseguiu aproximar mais jovens de Santo André da temática ambiental e realizar atividades de conscientização com mais de 300 adolescentes, que são de instituições educativas e socioeducativas.
Com o projeto Agentes Ambientais Comunitários, os jovens e aprendizes da CLASA (Casa Lions dos Adolescentes de Santo André) receberam conhecimentos sobre as problemáticas ambientais relacionadas à importância da recuperação de áreas degradadas, bem como da preservação de espaços verdes recuperados no município. Os estudantes ainda foram capacitados para realizar o plantio de 300 espécies nativas em área próxima ao Aterro Sanitário de Santo André, ação que fez parte da compensação ambiental pela ampliação do aterro. Como resultado, eles desenvolveram o Trabalho de Conclusão de Curso com foco no tema recuperação de áreas degradas (maquetes confeccionadas com materiais recicláveis).
O reflorestamento do aterro também contou com a participação dos alunos do curso técnico de Meio Ambiente da ETEC (Escola Técnica Estadual) Júlio de Mesquita.
Cidadania ambiental – As atividades do Semasa, realizadas pela Gerência de Educação e Mobilização Ambiental, permitem que os jovens e aprendizes exerçam a cidadania ambiental e consigam desenvolver atividades de sustentabilidade para que eles tenham a oportunidade de trabalhar com ações do tipo no mercado de trabalho.
Os estudantes do Jeda (Juventude Esperança do Amanhã) foram contemplados com o projeto Cidadania Ambiental e Consumo Responsável, feito com o apoio da Secretaria de Cultura de Santo André, para sensibilizar sobre problemas ambientais ocasionados pela produção, destinação e disposição final de resíduos sólidos. Com a iniciativa, os jovens também tiveram oficinas de fotografia e edição de vídeo para trabalharem os aspectos ambientais.
O Semasa ainda realizou com os alunos do Jeda o projeto Horta para Todos, cuja iniciativa tem foco na alimentação saudável, cuidados com hortas, técnicas de plantio e compostagem. Além de agregar mudanças de hábitos alimentares em jovens em situação de vulnerabilidade social, o projeto, que também contou a parceira do Departamento de Resíduos Sólidos da autarquia, possibilitou a discussão do tema empreendedorismo, enfatizando formas de geração de renda por meio da horta.
Formar para Ressocializar – Desde 2015, o Semasa desenvolve o projeto Formar para Ressocializar com adolescentes da Fundação Casa de Santo André, do Centro Socioeducativo Casa I e Casa II. Este ano os jovens participaram de atividades socioeducativas sobre questões ambientais, elaboradas também com a transmissão de filmes para fomentar o debate sobre o meio ambiente e promover a integração dos familiares com o socioeducandos.