Maiores de 65 anos poderão entrar pela porta da frente; cadastro de idosos acontece a partir da próxima segunda-feira (5), no saguão do Teatro Municipal
Santo André, 2 de março de 2018 – A Prefeitura de Santo André lançou nesta sexta-feira (2) o Cartão Prioridade, benefício voltado aos idosos que utilizam transporte coletivo municipal. O objetivo é facilitar o embarque de maiores de 65 anos nos ônibus, permitindo que estas pessoas acessem os veículos pela porta da frente, garantindo maior conforto e comodidade para os usuários. Desta forma, não será mais necessário apresentar o RG para o motorista. A novidade faz parte da campanha “Pela Porta da Frente”, promovida pela Prefeitura, por meio da SATrans, em parceria com a AESA (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André).
Para ter acesso ao Cartão Prioridade, que é emitido gratuitamente, o usuário de ônibus com mais de 65 anos deve ser dirigir ao saguão do Teatro Municipal para realizar um cadastramento, que terá início na próxima segunda-feira (5) e segue até 6 de abril, das 9h às 17h. O idoso deverá apresentar documento com foto e comprovante recente de residência (conta de água, luz ou telefone) emitido nos últimos três meses e em nome do próprio idoso. O cartão é emitido na hora e o usuário já poderá utilizá-lo.
“Nós reconhecemos, por meio de pesquisas, que uma das coisas que mais gera reclamações no transporte público é o acesso da terceira idade. O sistema que funciona atualmente causa desconforto e não é digno. Com o lançamento deste cartão, a melhor idade terá um tratamento diferente. É a primeira grande melhoria que estamos entregando do pacote de mudanças e qualidade do transporte público da nossa cidade”, avaliou o prefeito Paulo Serra, durante entrevista coletiva de lançamento do cartão, nesta sexta-feira.
Com a novidade, será apenas necessário o idoso passar o Cartão Prioridade no leitor da catraca e fazer o reconhecimento biométrico para liberar sua passagem, sem a cobrança de tarifa. Tanto o embarque como a emissão do cartão são gratuitos. O idoso que não tiver o novo cartão poderá continuar acessando os ônibus normalmente pela porta de trás. O cartão Melhor Idade, que já existe e oferece gratuidade para usuários entre 60 e 65 anos continuará funcionando normalmente.
O secretário de Mobilidade Urbana, Edilson Factori, explica as vantagens do novo sistema. “Agora, entrando pela porta da frente, o idoso não fica mais sujeito ao desconforto de embarcar pela porta de trás, enfrentando quem está descendo. Algumas vezes o motorista acaba não vendo o idoso e saindo sem pegar esses passageiros. Fazendo embarque pela porta da frente o usuário idoso terá maior conforto e segurança”.
Texto: Renan Muniz
Foto: Ricardo Trida/PSA