Imunização ocorre nas unidades Utinga, Vila Luzita, Centro e Parque Andreense, que estarão abertas das 8h às 17h
Santo André, 9 de março de 2018 – A Prefeitura de Santo André realizará neste sábado (10) mais uma ação de vacinação contra a febre amarela, desta vez em quatro unidades de saúde da cidade: Utinga, Vila Luzita, Centro e Parque Andreense, que ficarão abertas das 8h às 17h. Estas unidades foram escolhidas com base em levantamento feito pelo Departamento de Vigilância à Saúde e pela Diretoria de Atenção Básica à Saúde, que mostrou uma procura maior da população nestes locais durante os últimos mutirões.
Outro fator que motivou essa estratégia foi o fato de que, por conta da baixa adesão da população à campanha, corria-se o risco de desperdício de vacinas. Após aberto, o frasco que contém 50 doses possui seis horas para utilização, do contrário precisa ser descartado. Até o momento, 249.616 pessoas foram imunizadas dentro da campanha “Não vacile. Vacine-se! Quem tem o brasão amarelo no peito não tem a amarela no sangue” da Prefeitura de Santo André. Ou seja, 40% da população estimada foi vacinada. A meta é vacinar 95% de 623.152 munícipes, de acordo com o que foi estabelecido pelo Governo do Estado.
A campanha iniciada no dia 25 de janeiro foi prorrogada até 16 de março. Portanto, todas as unidades de saúde continuam com a vacinação de maneira sistemática, e mesmo após o término da campanha, a vacina continuará a ser oferecida aos munícipes. Outra estratégia, adotada desde o início da campanha, é a vacinação casa a casa nos bairros que fazem parte do corredor ecológico, além da ampla divulgação através de faixas e banners espalhados por toda a cidade e em todas as unidades de saúde.
Durante a campanha, realizadas nos 27 postos de saúde da cidade de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, são aplicadas doses fracionadas da vacina, com o objetivo de se ampliar o número de pessoas imunizadas. Essas doses possuem a mesma composição da versão completa, e protegem contra a febre amarela. A diferença é que as doses aplicadas atualmente protegem pela vida toda, enquanto a dose fracionada é válida por oito anos. O munícipe deve estar munido de um documento de identidade e se possível, carteira do SUS e de vacinação.
Santo André não registrou nenhum caso autóctone de febre amarela, ou seja, não há casos de pessoas que contraíram a doença dentro da cidade. A Secretaria de Saúde vem realizando todas as medidas preventivas de bloqueios de criadouros em casos suspeitos, além de orientação da população no que diz respeito à febre amarela e também em relação à proteção dos macacos que são tão vítimas da doença. Não há registro de epizootia em Santo André, ou seja, não foram encontrados macacos mortos ou doentes por febre amarela.
No momento, dois casos estão em investigação em Santo André, 16 foram descartados e dois casos foram confirmados, um deles sendo o óbito de um senhor de 44 anos. O morador da Vila Junqueira faleceu no dia 30 de janeiro de 2018, com suspeita de febre amarela e no mês seguinte o laudo do exame deu positivo para a doença. Outro caso confirmado foi de um munícipe de 24 anos que ficou internado em São Bernardo do Campo e se recuperou sem sequelas. Em ambos os casos, as vítimas viajaram para áreas de risco.
Balanço realizado pelo Departamento de Vigilância à Saúde, entre 2008 e 2018 – sem contar o período da campanha –, identificou que 66.127 pessoas foram imunizadas contra febre amarela em dez anos na cidade. Ou seja, somando a esse dado o número de pessoas vacinadas no período da campanha, na última década, 315.743 pessoas foram vacinadas contra a doença em Santo André.
US (Unidades de Saúde):
US Bairro Paraíso – Rua Juquiá, 256 – Bairro Paraíso.
US Centreville – Rua Bezerra de Menezes, 35 – Centreville.
US Centro – Rua Campos Sales, 575 – Centro.
US Cidade São Jorge – Avenida São Paulo, 800 – Cidade São Jorge.
US Dr. Moysés Fucs – Rua Alexandreta, 180 – Jardim Santo Antonio.
US Jardim Alvorada – Rua Dr. Almenor J. Silveira, s/nº – Jardim Silveira.
US Jardim Irene – Estrada da Cata Preta, 552 – Jardim Irene.
US Parque Andreense – Avenida Ibertioga, 100 – Parque Andreense.
US Parque João Ramalho – Rua Maragogipe, s/nº – Parque João Ramalho.
US Utinga – Alameda México, s/nº – Vila Metalúrgica.
US Vila Guiomar – Rua das Silveiras, 73 – Vila Guiomar.
US Vila Helena – Avenida Andrade Neves, 1.082 – Vila Helena.
US Vila Lucinda – Rua Caconde, s/nº – Vila Lucinda.
US Vila Luzita – Avenida Dom Pedro I, 4.197 – Vila Luzita.
US Vila Palmares – Praça Áurea, 234 – Vila Palmares.
USF (Unidades de Saúde da Família):
USF Jardim Ana Maria – Rua Otávio Mangabeira, 331 – Jardim Ana Maria.
USF Espírito Santo – Avenida São Paulo, 320 – Cidade São Jorge.
USF Jardim Carla – Rua Lopes Trovão, s/nº – Jardim Carla.
USF Jardim Irene II – Rua Levy de Souza, 3 – Jardim Irene II.
USF Jardim Santo Alberto – Rua Almada, 745 – Jardim Santo Alberto.
USF Jardim Santo André – Rua Sete, s/nº – Jardim Santo André.
USF Jardim Sorocaba – Avenida Sorocaba, 935/945 – Jardim Sorocaba.
USF/PA (Pronto Atendimento) Paranapiacaba – Rua Rodrigues Alves, 29 – Paranapiacaba.
USF Parque Miami – Estrada do Pedroso, 5151 – Parque Miami.
USF Recreio da Borda do Campo – Avenida Mico Leão Dourado, 2452 – Recreio da Borda do Campo.
USF Valparaíso – Rua Andradina, 471 - Bairro Valparaíso.
USF Vila Linda – Rua Embaré, 97 – Vila Linda.
Texto: Bianca Fontes