Profissionais vão participar de ciclo de palestras sobre temas relacionados à saúde infantil; ação faz parte do programa federal Saúde nas Escolas
Santo André, 27 de março de 2018 - Teve início nesta terça-feira (27) a Semana Saúde na Escola, que vai proporcionar cinco dias (27 de março, 3, 5, 11, 13 de abril) de capacitação para as equipes gestora das unidades escolares do município sobre temas relacionados à saúde das crianças. Estes profissionais terão a missão de replicar dentro das unidades onde atuam os conhecimentos adquiridos. A iniciativa, realizada pela Secretaria de Saúde em parceria com a secretaria de Educação, faz parte das ações do programa federal Saúde nas Escolas que beneficia diretamente 14 escolas da cidade.
“O programa federal atua em escolas específicas mas decidimos ampliar o alcance desta capacitação para sensibilizar os professores para que sejam a ponte entre as duas secretarias e auxiliem nas ações de promoção, prevenção e atenção à saúde”, destacou a secretária de Educação Dinah Zekcer. Vão participar do ciclo de palestras aproximadamente 150 profissionais da educação, entre diretores, vice diretores e assistentes pedagógicos de 50 emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental), 37 creches e 24 creches conveniadas, que atendem juntas aproximadamente 33 mil crianças.
O calendário de vacinação e as arboviroses foram temas da palestra de abertura do primeiro dia, seguida por apresentação das questões envolvendo a Tuberculose e as IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis). No dia 3 de abril será abordada a questão do crescimento e desenvolvimento infantil, a alimentação saudável no combate a obesidade. No dia 5, a prevenção e a notificação de casos de violência e a importância da cultura de paz serão o tema único. No dia 11, as palestras serão sobre acuidade auditiva e visual, e sobre saúde bucal. E no último dia verminoses, hanseníase e informações básicas sobre primeiros socorros. As palestras acontecem sempre no período da manhã.
Programa Saúde nas Escolas – O PSE foi criado em 2007 com o objetivo de integrar saúde e educação, intensificando as ações de saúde dentro da unidade escolar, e, com isso, enfrentar vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento das crianças e jovens na rede pública de ensino. Para isso , ao aderir ao programa cada município se compromete a cumprir dez metas, entre as quais estão a atualização vacinal dos estudantes, promoção da alimentação saudável e prevenção à obesidade e prevenção das violÊncias e dos acidentes. “É um programa de extrema importância porque demonstra na prática como ações intersetoriais podem ser integradas, principalmente visando a promoção da saúde e os educadores são peça chave na orientação e formação de pessoas”, avalia o secretário de Saúde, Márcio Chaves.
Em Santo André 14 escolas estão sendo beneficiadas, em um total de aproximadamente 7,2 mil crianças. Estas unidades atenderem aos critérios do programa, como por exemplo, condições de vulnerabilidade social de seus alunos e a viabilidade para a realização e sustentação das ações, como proximidade da Estratégia de Saúde da Família, equipes de saúde bucal, proximidade com a UBS (Unidade Básica de Saúde) e l e apoio da equipe do projeto Educação em Movimento, da secretaria de Educação, que atua no combate ao sobrepeso e à obesidade dos alunos da rede municipal de ensino.
As escolas beneficiadas pelo programa são:
Emeief Profª ELAINE CENA CHAVES MAIA – Jardim Santo Alberto
Emeief Profº JOSÉ DO PRADO SILVEIRA – Vila Palmares
Emeief Profº JOSÉ LAZZARINI JUNIOR – vila Linda
Emeief LUIZ GONZAGA – Parque Erasmo
Emeief LUIZ SACILOTTO – Jardim Alvorada
Crehe MONTEIRO LOBATO CRECHE – Parque Miami
Creche HENFIL – Jardim Santo André
Emeef Drº JANUSZ KORCZAK - Valparaiso
Emeief Dom JORGE MARCOS DE OLIVEIRA – Jardim Carla
Emeief ODYLO COSTA FILHO – Vila Guiomar
Emeief PARANAPIACABA - Paranapiacaba
Emeief CIDADE DE TAKASAKI – Jardim Sorocaa
Emeief MACHADO DE ASSIS – Parque Miami
Emeief PARQUE ANDREENSE - Parque Andreense