Mais de mil alunos de quatro Emeiefs participarão das atividades; no domingo (13), veículo estará no Parque Celso Daniel para visitação da população
Santo André, 8 de maio de 2018 – Durante o Maio Amarelo, mês em que se intensificam as ações de conscientização sobre segurança no trânsito, cerca de mil estudantes da rede municipal de ensino de Santo André vão participar do projeto “Educação no Trânsito Bridgestone #NósSomosOTrânsito”. Entre os dias 9 e 11 de maio, um caminhão interativo desenvolvido para levar até as crianças conhecimentos sobre o trânsito seguro de forma lúdica, ficará estacionado dentro de três escolas municipais e no domingo (13) poderá ser visitado pela população a partir das 9h, em um dos parques mais conhecidos da cidade, o Celso Daniel. Nesta quarta-feira (9), o veículo estará na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Maria Cecília Dezan Rocha, na Vila Sá.
O caminhão é customizado com aplicativos sobre o tema, tem circuito de atividades, pista de trânsito e diversos jogos. “Propomos um circuito que promoverá reflexão sobre a realidade, atenção às regras de trânsito, comprometimento com a vida, senso de grupo e papéis, empatia e preocupação com bem estar de todos e com o meio ambiente, e que influencie o aluno a ser multiplicador dos conceitos e experiências adquiridas”, ressalta Ana Carolina Xavier, diretora de projetos da Ntics Projetos, parceira da Bridgestone na realização da iniciativa. A ação conta também conta com a parceria do Movimento Maio Amarelo, idealizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária.
A coordenadora de projetos especiais da Secretaria de Educação de Santo André, Patrícia Perrucci, reforça que o programa é uma forma de contribuir para a redução do número de mortes no trânsito. “Por meio das crianças, conseguimos fazer com que a mensagem chegue também aos pais e familiares. O aluno passa também a prestar atenção no comportamento de quem está com ele, e chama a atenção quando necessário”, acrescentou
Na primeira unidade a receber o caminhão, a Emeief Maria Cecília Dezan Rocha, 259 estudantes participarão do projeto. Na quinta-feira (10), o caminhão estará estacionado na Emeief Odylo Costa Filho, na Vila Guiomar, onde será visitado pelas 322 alunos da unidade, e mais 284 da Emeief Therezinha Monteiro de Barros Nosé, que fica nas proximidades. E na sexta é a vez a Emeief Madre Tereza de Calcutá, no bairro João Ramalho, onde 200 alunos participarão do projeto.
No sábado (12), o caminhão do projeto “Educação no Trânsito Bridgestone #NósSomosOTrânsito” faz uma parada na cidade de São Paulo, e domingo volta para Santo André para passar o dia no Parque Celso Daniel, no bairro Jardim. Em seguida, vai para Camaçari, na Bahia, onde ficará de 17 a 19 de maio. “Este projeto é mais uma forma de reforçar nosso comprometimento com as comunidades nas quais estamos inseridos”, comenta Fabio Fossen, presidente da Bridgestone. “Ajudar a construir comunidades mais seguras e saudáveis e tornar a educação mais acessível e inclusiva é um compromisso que assumimos”, completa Fossen. O projeto teve início em 29 de abril.
Texto: Paola Zanei