Evento acontece nesta quinta-feira (17), às 10h, na concha acústica na Praça do Carmo
Santo André, 14 de maio de 2018 – Na próxima quinta-feira (17), a partir das 10h, a concha acústica na Praça do Carmo se transforma na passarela de moda do Mental Fashion Day 2018. O encontro anual reúne usuários e profissionais dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) instalados pela cidade, que desfilam peças confeccionadas e customizadas dentro das oficinas realizadas na rede de saúde mental do município. Nesta edição, o tema será a moda dos anos 30, isso porque o evento também homenageia a psiquiatra Nise da Silveira, que neste mesmo período, revolucionou e humanizou o tratamento do que era tido como loucura no Brasil, utilizando a arte e os animais como co-terapeutas.
Uma das modelos animadas com a data é Selma Miranda. A usuária de 46 anos do CAPS III Jardim descreve como será seu look e a sua make para o desfile. “Vou usar uma blusa amarela com três fuxicos e uma saia cor de rosa com florzinhas. Para a maquiagem, vou pedir um blush fraquinho na bochecha e um batom vermelho”. A confiança em descrever sua roupa pode parecer algo simples, porém para Selma trata-se de um grande avanço terapêutico e a retomada da sua própria identidade.
“Tudo mudou para ela desde a primeira participação. Ela melhorou postura, coordenação motora, a auto-estima, ela cortou o cabelo, falou hoje que quer arrumar os dentes. Ela não tinha um cuidado com ela mesma, a partir do desfile, ela foi se construindo. Algo mais terapêutico que o Mental Fashion Day estou pra ver, porque aqui se reúnem várias coisas, os CAPS acabam se encontrando, quem nunca se viu vai se conhecendo, nos próximos anos eles voltam a participar e se forma um vínculo”, explica a terapeuta ocupacional do CAPS III Jardim, Giovana Ormonde.
(foto: Júlio Bastos)
A fala da terapeuta foi reforçada durante o ensaio realizado a quatro dias do evento. Selma, que antes caminhava com dificuldade, elevando os joelhos a cada passo, desfilou com tranquilidade e até gesticulava jogando beijos aos que assistiam. “Teve desfile que eu lembrava dos problemas e começava a chorar, mas hoje eu desfilo e lembro de ficar feliz. Eu gosto de ensaiar, de passar batom, todo ano eu gosto de participar”, conclui Selma.
Mas o evento não tem poder terapêutico apenas para os usuários da rede, os profissionais envolvidos em toda organização também se emocionam e aprendem muito com o trabalho. É o caso da oficineira Zilda Virgínio de Carvalho, que há dez anos atua nos serviços da Saúde municipal. “Tinha uma usuária que não ia desfilar, aí fui numa reunião em que ela estava, e ela resolveu que iria participar. Outro dia também a encontrei na rua e ela gritou ‘ah, eu vou desfilar porque vocês fazem de tudo por nós’, eu cheguei até a chorar na hora”, relembra.
O Mental Fashion Day 2018 é gratuito e aberto ao público. Ao todo, 36 pessoas subirão ao palco do evento.
Serviço
Mental Fashion Day 2018
Quando: 17 de maio de 2018 (quinta-feira)
Horário: 10h
Local: Concha Acústica da Praça do Carmo – Centro
Texto: Bianca Fontes