Espaço registrou média de 1,3 mil visitantes nos dias de semana, contra 800 pessoas no mesmo período do ano passado; atividades especiais seguem até sexta-feira
Santo André, 25 de julho de 2018 - Quem ainda não foi conferir a programação de férias da Sabina Escola Parque do Conhecimento e do Planetário e Cinedome Johannes Kepler precisa correr. Sexta-feira (27) é o último dia em que acontecerão as experiências “pop ups” e as oficinas, que estão ajudando o espaço a bater recordes de publico para este período. De acordo com levantamento da coordenação, durante os dias de semana do mês de julho, uma média de 1,3 mil pessoas têm visitado a SSabina diariamente. No mesmo período do ano passado, a média de público nos dias úteis era de 800 pessoas por dia. Durante o ano letivo, as atividades da Sabina nos dias úteis são voltadas apenas a estudantes e professores de escolas agendadas.
A coordenadora geral da Sabina, Éricka Springmann, atribui o aumento no número de visitantes neste ano ao cuidado com que foi desenvolvida a programação de férias, com muitas oficinas em que as crianças podem se divertir enquanto aprendem, e experiências dinâmicas para que o público possa entender conceitos da ciência no dia a dia de uma forma muito prazerosa.
“Todo o acervo da Sabina estava à disposição dos visitantes, como os dois simuladores (Fúria da Natureza e Nave Simuladora), a boneca Nina, sessões do Planetário às sextas, observação do sol, uma nova jibóia chamada Leonardo, um minicurso de astronáutica para crianças e contação de histórias todos os dias. Enfim, a Sabina voltou a ser referência de passeio na região e em São Paulo, depois de ter sofrido um período de degradação muito grande”, justificou Springmann.
Nos finais de semana, o público também foi recorde neste mês. Em média, 900 pessoas visitaram a Sabina por dia do final de semana. No mesmo período do ano passado, a média de público foi de 700 pessoas por dia. Para se ter uma idéia, fora do período de férias, cerca de 450 pessoas visitam a Sabina por dia do final de semana.
“Em julho de 2017, pouco tempo depois de começarmos a colocar a Sabina em ordem, o atendimento total registrado foi de aproximadamente 20 mil pessoas, contando o domingo. Nossa previsão é que neste ano vamos alcançar um público de 30 mil pessoas, principalmente porque teremos a observação do eclipse lunar na sexta-feira (27), acrescentou Éricka Springmann. “Em 2016 parte da Sabina havia sido fechada por falta de manutenção e problemas financeiros”, lembra a coordenadora.
Programação – Nesta semana ainda é possível conferir as oficinas que acontecem às 10h e às 13h e aprender a construir um periscópio, um caleidoscóio e a fazer bolhas de sabão perfeitas. Os experimentos acontecem às 11h e às 14h, e vão explicar como se formam os tornados e como as flores são coloridas, entre outras curiosidades da ciência. Os visitantes podem também curtir contação de histórias com enredos baseados em temas de ciência, todos os dias, às 10h30 e 14h30, e é possível visitar a exposição do Projeto Albatroz, com informações sobre o trabalho realizado e a importância da preservação. Há atividades lúdicas, como jogo de memória e piscina de tampinhas.
No Planetário e Cinedome, até sexta é possível participar das oficinas e jogos sobre astronomia e astronáutica e, na sexta, assistir à sessão infantil “O Aniversário do Pingo”, que acontece às 11h e às 15h.
Eclipse – Ainda na sexta, o público vai poder assistir ao eclipse lunar que está sendo considerado o mais longo do século, junto com os profissionais do Planetário, que vão tirar dúvidas de quem estiver presente. Após o eclipse, o público poderá utilizar os binóculos e telescópios para observação dos planetas que estarão visíveis à noite, como Júpiter, Vênus e Saturno. A observação está incluída no ingresso da Sabina. A atividade começa às 17h30, mas é recomendável chegar com antecedência de uma hora.
Serviço:
Sabina Escola Parque do Conhecimento
Endereço: Rua Juquiá, s/nº, Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135)
Horário: No período das férias escolares, o funcionamento é de terça a sexta, das 9h30 às 17h, com fechamento da bilheteria às 16h. Nos sábados, domingos e feriados, o funcionamento é das 9h30 às 17h30, com fechamento da bilheteria às 16h30.
Ingressos: Grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$ 20, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 60 anos. Interessados em assistir a uma das sessões do Planetário e Cinedome de Santo André - Johannes Kepler pagam R$ 30 a inteira, com direito a passeio por toda a Sabina.
Estacionamento: Gratuito, sujeito à disponibilidade de vagas