Orientar e monitorar o trânsito defronte às escolas é o principal objetivo da ação; GCMs também participam, para proporcionar maior sensação de segurança
Santo André, 31 de julho de 2018 – A Prefeitura de Santo André promove a partir desta quarta-feira (1º/8) a Operação Volta às Aulas, que vai monitorar e orientar motoristas de carros particulares, condutores de vans escolares, ciclistas e pedestres quanto à segurança no trânsito em vários pontos da cidade. Serão realizadas abordagens para distribuição de material educativo, instalação de faixas informativas e orientação às equipes gestoras das instituições de ensino públicas e privadas. Apesar de as aulas na rede municipal de ensino terem começado no dia 26 de julho, é a partir desta semana que o fluxo de estudantes aumenta de forma significativa, por causa do retorno das férias dos estudantes de escolas particulares.
A Guarda Civil Municipal também terá um papel importante na Operação Volta às Aulas deste ano, pois destacará equipes com motocicletas da Ronda Escolar e viaturas setoriais em vários locais da cidade, como a Vila Guiomar, Vila Pires, região central e bairro Silveira, migrando para outras regiões do município. O foco de atuação dos GCMs será a preservação da vida, da ordem pública e proporcionar maior sensação de segurança próximo às escolas e também nas imediações.
De acordo com balanço realizado pelo Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), a parada em fila dupla é considerada a principal infração cometida pelos motoristas nesta época do ano. Além desta, registra-se ainda o estacionamento em local proibido e ao lado de veículo que já estava em fila dupla, em cruzamento de vias sobre a faixa destinada a pedestres e na mudança de semáforo, além de realizar retorno em local proibido e o estacionamento em desacordo com o Código Brasileiro de Trânsito.
O DET recomenda que os motoristas não parem ou estacionem em fila dupla e sobre a faixa de pedestres, respeitem as vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência e também às destinadas aos transportadores de escolares, fiquem atentos às placas de sinalização e respeitem os limites de velocidade. Vale reforçar ainda que crianças menores de 10 anos deverão permanecer sempre no banco de trás e menores de sete anos devem ser transportadas em cadeirinhas ou assento de elevação, conforme legislação vigente. O DET também recomenda sempre embarcar ou desembarcar pelo lado da calçada e atravessar na faixa de pedestres.
Texto: Daniel Betega