Iniciativa realizada em parceria com o Rotary vai distribuir óculos gratuitamente para alunos do primeiro ano do ensino fundamental; cerca de 330 estudantes fizeram exames oftalmológicos neste domingo
Santo André, 19 de agosto de 2018 - Cerca de 330 estudantes da rede municipal de ensino de Santo André passaram por consulta com oftalmologista e realizaram exames gratuitos neste domingo (19), no primeiro mutirão do programa Educando com Visão deste ano, que aconteceu no Centro de Especialidades I. Fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Rotary Club Santo André Norte, a iniciativa garante óculos gratuitos e encaminhamento para tratamento especializado para as crianças.
Ao todo serão realizados três mutirões neste ano, nos quais passarão por consulta com oftalmologistas e exames aproximadamente 980 estudantes do primeiro ano do ensino fundamental, que tiveram a suspeita de que necessitam de óculos detectada na escola. No mutirão, depois de passar pelo médico, os alunos escolhem a armação preferida para que os óculos sejam confeccionados.
“Esse projeto vem para ajudar a resolver problemas oftalmológicos que podem impactar no desenvolvimento do aluno na escola. Serão realizados mais dois mutirões de exames e consultas em setembro, e em novembro as crianças receberão os óculos”, explica o presidente do Rotary Club Santo André Norte, Luiz Antonio Pirola.
A rede municipal de ensino atende hoje 3.552 estudantes no primeiro ano e os professores e equipes gestoras das Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) recebem treinamento específico para reconhecer as crianças que devem ser encaminhadas aos mutirões do programa. A Secretaria de Educação fornece transporte e lanche para o aluno e seu acompanhante.
“Nós observamos um progresso no desenvolvimento da criança, porque ela começa a enxergar melhor e entender as aulas. Às vezes o aluno tem um desempenho ruim não porque ele quer, mas sim porque tem dificuldade de visão. Essa parceria com o Rotary é muito importante", afirma a secretária de Educação, Dinah Zekcer.
Desde sua criação, em 2004, o programa já realizou cerca de 4 mil exames oftalmológicos e auxiliou na correção de problemas visuais de aproximadamente 2 mil crianças. O Rotary Club Santo André Norte participa de toda a execução do programa e da aquisição dos óculos, com os recursos arrecadados na Festa Alemã.
“Esse é um projeto espetacular porque permite avaliar cada criança e também disponibiliza os óculos de maneira gratuita para os alunos, muitos deles que moram na periferia da cidade e não teriam condições de comprar”, afirmou o vice-prefeito e superintendente da Unidade de Assuntos Institucionais e Comunitários, Luiz Zacarias.
Texto: Tiago Oliveira
Fotos: Helber Aggio/PSA