A assustadora arcada de um tubarão lixa, um ferrão de raia, e o Monstro do Lixo, um boneco construído com lixo retirado do mar, são apenas algumas das atrações expostas na área reservada à Sabina, no segundo piso, até o dia 30 de agosto
Santo André, 27 de agosto de 2018 - Até quinta-feira (30), quem for ao Shopping ABC vai poder conferir uma amostra do universo de ciência interativa e divertida que habita o grande pavilhão de 11 mil m2 da Sabina Escola Parque do Conhecimento de Santo André, na Vila Eldízia. A assustadora arcada de um tubarão lixa, um ferrão de raia, a réplica de uma tartaruga verde junto a um costão rochoso, um baiacu de espinhos, um filhote de tartaruga cabeçuda e o Monstro do Lixo, um boneco construído com lixo retirado do mar, são apenas algumas das atrações expostas na área reservada à Sabina, no segundo piso.
Além disso, a criançada pode se divertir com o jogo do “Salva-vidas” onde as crianças são desafiadas a responder perguntas relacionadas ao consumo, preservação, meio ambiente e reciclagem e também a separar os diversos tipos de lixo. OS espaço pode ser visitado das 14h Às 18h.
“Recebemos um convite do Shopping ABC para levarmos atividades e atrações que dessem cunho educacional a temática do fundo do mar, abordada pelo espetáculo “Oto e Gaia no fundo da imaginação”, que estará na praça de eventos até o dia 23 desetembro. Para o espaço, escolhemos atividades de educação ambiental que trouxessem mais informações aos visitantes”, contou a coordenadora da Sabina, Éricka Springmann.
Segundo Érika, a participação do espaço em atividade externas acontece com freqüência. Entre as mais recentes estão a exposição de fotos “Caminhos do Resíduos”, que aconteceu no calçadão da rua Coronel Oliveira Lima, dia 5 de junho, dentro das atividades do Junho Verde, em comemoração ao mês do Meio Amiente. As atrações levadas variam de acordo com o local, o perfil e a característica do evento.
“A participação da Sabina nestes eventos é muito importante pois está intimamente relacionada ao objetivo da Sabina que é democratizar o conhecimento e promover a inclusão social. Além de ser uma excelente oportunidade de divulgação, estes espaços permitem uma experimentação, uma vivência lúdica e interativa, onde as pessoas mesclam conhecimento e entretenimento de uma maneira prazerosa. É o jeito Sabina de promover a educação”, frisou.
A Sabina – Um dos principais centros de ciências interativos de educação contemporânea do Estado de São Paulo, a Sabina tem como missão ser um grande laboratório para escolas, não só municipais, mas estaduais e particulares. Atende, durante a semana, prioritariamente, escolas agendadas, mas nos finais de semana e feriados o público em geral pode se divertir enquanto aprende.
O pavilhão idealizado pelo premiado arquiteto Paulo Mendes da Rocha abriga em seus dois pavimentos simuladores, pinguins, serpentes e peixes. Além de inúmeros equipamentos e experimentos na área da física, química e biologia e exposições. Entre as atrações mais admiradas pelos visitantes estão os dinossauros, principalmente a única réplica da América Latina do esqueleto de um Tyrannosaurus rex, com 12,8 metros de comprimento, e um Ceratosaurus animatrônico (robô) que se movimenta e emite sons.
O grupo de Pinguins de Magalhães é uma atração à parte, bem como a nave simuladora, que dá aos visitantes a sensação de estar sobrevoando Santo André até o litoral paulista, terminando o ‘passeio’ com mergulho também simulado no fundo do mar para ver os habitantes da área marinha preservada, conhecida como Laje de Santos.
Ainda no patamar das experiências, outro simulador, chamado Fúria da Natureza, possibilita ao visitante o contato com fenômenos como furacões, vulcões e terremotos, por meio de plataforma móvel bem segura. A Sabina possui mais de 150 experimentos nas áreas de química, física e biologia, incluindo o famoso Gerador de Van Der Graaf, que deixa os cabelos em pé e muito mais.
Serviço:
Sabina Escola Parque do Conhecimento
Endereço: Rua Juquiá, s/nº, Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135)
Horário: Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.
Ingressos: Grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$ 20, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 60 anos. Interessados em assistir a uma das sessões do Planetário e Cinedome de Santo André - Johannes Kepler pagam R$ 30, a inteira, com direito a passeio por toda a Sabina.
Estacionamento: Gratuito, sujeito à disponibilidade de vagas