Aumento na procura ocorre após mudança de sede, que facilitou acesso dos munícipes
Santo André, 5 de outubro de 2018 – A Ouvidoria de Santo André apresentou crescimento de 48% no número de atendimentos nos seis primeiros meses da nova gestão do órgão. Entre março e agosto deste ano foram 6.795 registros, contra 4.573 no mesmo período do ano passado. O aumento coincide com a mudança de endereço da sede da Ouvidoria, que passou a funcionar na rua Elisa Fláquer, 37, no Centro, facilitando o acesso dos munícipes. O cargo de ouvidora da cidade é ocupado desde março por Oswana Fameli, eleita para o biênio 2018-2020.
“Temos nos empenhado em conhecer outras ouvidorias públicas, formas de trabalho e encaminhamentos de demandas, visando trazer melhorias para nosso trabalho. Com a nova legislação federal, estamos capacitando nossa equipe para humanizar o atendimento, estendendo nossa ouvidoria itinerante para outros postos, tais como shoppings, clubes, feiras livres e equipamentos públicos, facilitando o contato com os munícipes e o encaminhamento em busca das soluções”, destaca Oswana Fameli.
Entre os assuntos mais solicitados estão serviços relacionados à fiscalização de obras particulares, remoção de árvores e sinalização de trânsito. O total de 6.795 atendimentos entre março e agosto deste ano já representa 3,5% a mais do que a quantidade registrada em todo o ano de 2017.
A Ouvidoria é um órgão independente, que tem autonomia para mediar a relação entre o poder público e sociedade em busca da solução de qualquer problema ou irregularidade na realização de obras e serviços. Disponibiliza diversos canais de atendimento ao cidadão, em sua sede e nas edições da Ouvidoria Itinerante, que realiza plantões com orientações, encaminhamentos e abertura de processos. Os munícipes podem registrar reclamações, desde que o serviço já tenha sido previamente solicitado. Há plantões periódicos nos Postos SIM da Prefeitura, Paranapiacaba e Parque Andreense, além de visitas em Ações Sociais por toda a região.
Criada pela Lei nº 7.877 de 30 de agosto de 1999, a Ouvidoria tem como principal objetivo contribuir para a excelência dos serviços prestados pela administração municipal em seus múltiplos setores, além de defender, gratuitamente, os direitos dos moradores nos casos em que problemas relacionados a obras e serviços prestados pela Prefeitura não tenham sido atendidos.
Texto: Caroline Terzi
Foto: Alex Cavanha/PSA