Mostras foram realizadas através de parcerias da Secretaria de Cultura da cidade e a Rede Mercocidades
Santo André, 10 de dezembro de 2018 – Nesta terça-feira (11), Santo André terá duas mostras internacionais, de arte postal e de vídeo. A Mostra Internacional de Arte Postal de Santo André, no Salão de Exposições do Paço Municipal, terá abertura às 18h30. Já a Mostra Internacional de Vídeo, apresentará os 13 trabalhos selecionados no Auditório Heleny Guariba.
Ambas as mostras tiveram como tema único ‘Eu no Mundo, o Mundo em Mim’ e são realizadas em parceria da Secretaria de Cultura de Santo André e a Rede Mercocidades. Segundo os organizadores, esta foi uma forma de provocar reflexões sobre os diálogos interculturais nos territórios da América Latina, além de promover difusão e realizar trocas de experiências culturais de âmbito nacional e internacional. As inscrições dos trabalhos foram realizadas por meio de convocatórias públicas.
A Mostra Internacional de Arte Postal de Santo André recebeu 30 trabalhos de artistas de todo o Brasil e do exterior. Até 8 de fevereiro de 2019, os fãs, colecionadores e o público em geral poderão apreciar, juntamente com a mostra deste ano, cerca de 300 trabalhos de artistas como Paulo Bruscky, Luiz Mott, Edgardo-Antonio Vigo e dos coletivos artísticos Grupo Fluxus e Kursi Koolkond. As peças integram o acervo de arte postal da Casa do Olhar Luiz Sacilotto, formado entre o final da década de 1980 e 1990. A exposição conta ainda com um site specific, obra em graffiti criada pelo artista Thiago Vaz especialmente para o evento.
Já a Mostra Internacional de Vídeo de Santo André recebeu 108 produções. O júri, formado por Carolina Ramirez Molina, Leonardo Botelho Brant e Tamara Vivian Katzenstein, selecionou cinco na categoria Iniciantes, outros cinco entre os produtores experientes. Três vídeos receberam ainda a menção honrosa.
As Mostras Internacionais de Arte Postal e Vídeo de Santo André – Mercocidades, foram realizadas através de parceria entre a Secretaria de Cultura de Sato André e a Unidade Temática de Cultura da Rede Mercocidades.
Texto: Marcos Imbrizi