Profissionais participaram de curso preparatório sobre patrulhamento, além de treinamento para utilizar de forma adequada a arma de fogo na proteção à vida
Santo André, 12 de dezembro de 2018 – A Prefeitura de Santo André concluiu o processo de capacitação de 30 novos Guardas Civis Municipais, que passaram a integrar o efetivo da corporação nesta quarta-feira (12). A partir de agora, os novos GCMs vão reforçar o efetivo e o trabalho de patrulhamento nas ruas da cidade, aumentando a sensação de segurança da população.
Os novos GCMs participaram, no Centro de Treinamento localizado no Jardim Progresso, de um curso preparatório com noções básicas de patrulhamento, como proceder nos mais variados casos no atendimento de ocorrências e questões pertinentes à segurança do cidadão. Além destes procedimentos, os guardas receberam orientações sobre o Método Giraldi, desenvolvido com o objetivo de ensinar a utilizar de forma adequada a arma de fogo na proteção à vida.
“Reforçar o efetivo, equipar a nossa GCM, aumentar o número de viaturas e implantar uma central de monitoramento com mais de 250 câmeras espalhadas por pontos estratégicos da cidade faz parte de um grande esforço da gestão, para garantir tranqüilidade e melhorar a segurança dos moradores. São ações integradas, que fortalecem o patrulhamento de ruas e avenidas em Santo André”, afirmou o prefeito Paulo Serra.
O processo de contratação dos novos Guardas Civis Municipais fez parte do último concurso público realizado em 2015 e que enfrentou diversos entraves judiciais. A homologação ocorreu neste ano, possibilitando a convocação de novos guardas. A meta da administração é que a corporação tenha mais de 200 novos guardas municipais até o final de 2020.
Natal seguro - A Prefeitura de Santo André iniciou na primeira semana de dezembro a Operação Natal Seguro, que tem como foco reforçar a segurança nos principais corredores comerciais da cidade durante as compras de final do ano. A iniciativa é uma parceria da Guarda Civil Municipal com a Polícia Militar e a Polícia Civil. Uma equipe itinerante passou a atuar em pontos como o calçadão da rua Coronel Oliveira Lima, rua Carijós, alameda Vieira de Carvalho e praça Dezoito do Forte.
A ação, que segue até 31 de dezembro, conta com a atuação da GCM, do DCUrb (Departamento de Controle Urbano), Secretaria de Mobilidade Urbana, Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Secretaria de Cidadania e Assistência Social, além das polícias Militar e Civil.
Texto: Daniel Betega