Iniciativa inovadora chegou ao núcleo Jardim Cristiane nesta sexta-feira, a sétima comunidade a receber a ação em Santo André
Santo André, 14 de dezembro de 2018 - Completando o ciclo da segunda fase de expansão do Programa Moeda Verde, a Prefeitura, por meio do Núcleo de Inovação Social, e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promoveram nesta sexta-feira (14) a expansão do programa para os moradores dos núcleos Jardim Cristiane e Gaturama. A partir de agora, mais 3,3 mil pessoas poderão ser beneficiadas pelas ações do Moeda Verde, que promove a troca de 5 kg de resíduos recicláveis por 1 kg de alimento do tipo hortifrúti – como frutas, legumes e hortaliças.
Na primeira ação do programa no local, os participantes trocaram 516 kg de lixo reciclável por mais de 100 quilos de limão e batata-doce, além de alface, chicória e almeirão. Em pouco mais de um ano, o Moeda Verde recebeu cerca de 50 toneladas de resíduos recicláveis nas sete comunidades onde o programa tem atuação. Esse volume representa mais de 10 toneladas de alimentos distribuídos.
Valdir dos Santos, o primeiro da fila de troca, reside há 42 anos na comunidade e levou 39 quilos de lixo reciclável para trocar. “Estava ansioso pela ação. Trouxe até a minha sobrinha para participar. Estou confiando que o programa vai dar certo aqui na região”, contou animado.
Com a chegada do programa à comunidade, Santo André passa a ter cerca de 35,6 mil munícipes beneficiados direta e indiretamente, número que representa aproximadamente 35% dos moradores residentes em assentamentos e núcleos habitacionais da cidade.
O prefeito Paulo Serra e a primeira-dama e presidente do Núcleo de Inovação Social, Ana Carolina Barreto Serra, estiveram presentes na atividade de estreia. “O Moeda Verde é um marco da nossa gestão. O programa gera consciência ambiental e incentiva todos os moradores do núcleo a cuidarem da comunidade, mantendo-a limpa”, comentou o prefeito.
Banco de Alimentos - O material recebido nas trocas do Moeda Verde é encaminhado às cooperativas de reciclagem parceiras do Semasa. O alimento é doado aos moradores pelo Banco de Alimentos, o que incentiva uma alimentação mais saudável nas comunidades.
A primeira-dama agradeceu o trabalho conjunto de todas as áreas da administração envolvidas no sucesso do programa e convidou os munícipes a participarem das próximas trocas. “Este é um trabalho inovador, e é preciso que vocês incentivem a comunidade. Chamem os amigos e os vizinhos para participar do Moeda Verde. Unidos por meio de iniciativas assim, nós contribuímos para a melhoria da cidade”, completou.
O programa possui um hotsite (www.semasa.sp.gov.br/moedaverde) onde é possível acessar as principais informações sobre as ações. Há um canal direto também pelo aplicativo Semasa Mobile. Lá é possível verificar a agenda de trocas, balanço de resíduos recolhidos (por núcleo), fotos, entre outras informações. Além disso, os moradores dos núcleos de atuação do Moeda Verde que possuem celular cadastrado junto ao Semasa recebem SMS um dia antes das trocas para incentivar a participação dos munícipes.
Texto: Paloma Alvarez
Foto: Helber Aggio/PSA