Evento reuniu cerca de 100 pessoas entre trabalhadores, usuários e conselheiros municipais de saúde
Santo André, 25 de março de 2019 - A Prefeitura de Santo André realizou no último sábado (23) a Etapa Municipal da Conferência Nacional de Saúde com o tema democracia e saúde. A iniciativa elegeu 14 delegados do segmento usuário, sete delegados do segmento trabalhador e sete delegados do segmento gestor que representarão o município na etapa macro regional, além de formular diretrizes e propostas no âmbito dos municípios, estados e união.
“Este foi um importante evento para a saúde do município. Questões fundamentais relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) foram discutidas com os usuários, trabalhadores e gestores. Com isso o município de Santo André demonstra mais uma vez o seu compromisso com o fortalecimento do SUS e em defesa da saúde“ comentou a Secretária adjunta de Saúde, Rosana Pereira Madeira Grasso.
No evento foram debatidos eixos como o papel do Estado como disciplinador do direito à saúde, a função reguladora do Estado na estruturação do SUS, a resistência do SUS frente às normas restritivas do financiamento e a participação social - cidadania, ética, direito e deveres para emancipação do coletivo.
Cerca de 100 pessoas entre usuários, trabalhadores e conselheiros municipais de saúde participaram da ação.
Texto: Rafaela Mazarin