Programa IJA nas Escolas beneficiará inicialmente 120 estudantes dos 4º e 5º anos do ensino fundamental das Emeiefs Luiz Sacilotto e Elizabete Leonardi
Santo André, 13 de abril de 2019 – Uma parceria da Prefeitura de Santo André com o Instituto Janeth Arcain (IJA) vai levar a prática de basquete a alunos da rede municipal de ensino. O lançamento do projeto ocorreu neste sábado (13).
Santo André é pioneira nesta iniciativa, ao levar para escolas municipais a filosofia do instituto criado pela bi-medalhista, e que acaba de integrar o hall da fama do basquete mundial, Janeth Arcain.
Por meio do programa, serão beneficiados neste primeiro ano de atuação 120 estudantes dos 4º e 5º anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino, que estudam nas Emeiefs Luiz Sacilotto e Elizabete Leonardi, no bairro Homero Thon.
Em cada uma das unidades foram montadas duas turmas com 30 alunos cada. O projeto contempla estudantes dos períodos da manhã e da tarde, que permanecerão na escola por uma hora a mais, duas vezes por semana.
O prefeito Paulo Serra comemorou essa grande parceria que foi firmada na cidade. “O IJA é um motivo de muito orgulho para Santo André. Programas como esse são muito baratos em relação aos benefícios que proporcionam. Para cada real gasto em esporte, economizamos em segurança, em saúde e formamos cidadãos em sua plenitude. O esporte ensina superação, disciplina e aprendemos a respeitar o ser humano”, afirmou.
O programa IJA nas Escolas conta com cinco projetos que acontecem simultaneamente, beneficiando todos os alunos que participam da iniciativa: o projeto Sorrir, voltado para a saúde bucal; o projeto NutriBem que aborda a importância da alimentação saudável e adequada à prática esportiva; o projeto Planeta Amigo, com ações relacionadas à preservação do meio ambiente; o projeto Educando, que aborda temas como ética, trabalho, drogas, entre outros, e o IJA Sem Fronteiras, que dá aos alunos a oportunidade de aprender inglês, por meio de uma plataforma online. O curso de inglês conta com provas e certificado de conclusão.
Janeth Arcain frisou que o trabalho desenvolvido em Santo André tem papel importante na formação esportiva e educacional das crianças. “Eu tive muito apoio na minha vida e na minha carreira. Joguei basquete por 24 anos, minhas professoras e diretoras sempre falavam que conciliaria as coisas, o que aplicamos na escola levamos para a vida toda e ninguém tira da gente. Estudar é importante e o esporte complementa tudo isso. Todo esse suporte da educação e esporte me ajudou a ser uma grande campeã”, destacou.
As aulas do IJA na Escola acontecem com professores de educação física da rede municipal, que receberão formação específica oferecida pelo Instituto, com acompanhamento e supervisão permanente das ações realizadas. Os alunos participantes recebem camiseta e meia do programa para a realização das aulas, além de mochila e squeeze.
Girlaine Rodrigues Ferrari, de 39 anos, mãe da aluna Camila, que estuda na Emeief Elizabete Leonardi, frisou que a ação já iniciou com aulas para a sua filha. As aulas têm muita interação e tenho certeza que vai acrescentar muito no desenvolvimento da minha menina. Ela ama praticar esportes e os professores estão muito empenhados e dedicados no aprendizado e nas questões multidisciplinares envolvendo a prática do esporte.
Texto: Daniel Betega