Atividade, que tem como objetivo a conscientização da população para a preservação ambiental, celebra o Dia Mundial do Pinguim, comemorado em 25 de abril
Santo André, 24 de abril de 2019 - Para comemorar o Dia Mundial do Pinguim, celebrado dia 25 de abril, a Sabina Escola Parque do Conhecimento, localizada em Santo André, faz um alerta sobre os efeitos da poluição sobre os animais marinhos. Neste sábado (27), às 10h30, a Sabina e o Instituto Argonauta para Conservação Marinha e Costeira promovem a palestra “O Impacto da Ação Humana nos Oceanos”, que abordará aspectos da vida dos pinguins e os efeitos da poluição na sobrevivência de toda a vida marinha. As inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira (25), pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
A palestra tem como objetivo principal informar e conscientizar a população sobre a importância da preservação dos oceanos, abordando temas como 'os principais poluentes', 'o lixo nas praias do estado de São Paulo', 'os riscos à saúde da vida marinha e dos seres humanos', 'a recuperação dos mares', 'o resgate e a reabilitação dos animais marinhos', dentre outros. Será ministrada pela bióloga Natália Della Fina, Mestre em Pesca e Aquicultura, que atua na base de Ubatuba do Instituto Argonauta.
A instituição, parceira e conveniada da Sabina, é responsável pela gestão dos recintos com animais da Escola Parque (Pinguinário, Tanques marinhos, Aquário de corais e o Terrário da Mata Atlântica). Desde 1998, esta organização sem fins lucrativos atua na educação ambiental, capacitação de profissionais da área e, principalmente, no resgate e reabilitação de animais marinhos, operando um Centro de Reabilitação e Triagem de Animais Aquáticos (CRETAS).
“Um dos pilares do trabalho da Sabina é a conscientização para a preservação ambiental. E a poluição marinha é uma realidade crescente que não pode ser ignorada, pois causa impactos diretos em todo o ecossistema, refletindo em nossas vidas", destacou a coordenadora da Sabina, Ana Paula Rezende Leão. "Precisamos reverter esse problema e, para isso, uma das estratégias é mostrar às crianças e adultos, causas e consequências de nossas ações, sensibilizando para o consumo consciente, reciclagem e questões como o tratamento de redes de esgoto lançadas diretamente ao mar, entre tanto outros assuntos”, acrescentou.
Vida Marinha na Sabina – O Pinguinário que abriga atualmente 35 pinguins de Magalhães, sendo 7 nascidos em dezembro de 2018, é um dos espaços mais famosos e mais queridos do público que visita a Sabina Escola Parque. No entanto, a Sala da Vida também conta com um tanque oceânico, que abriga uma fêmea de um tubarão lixa, raias, moréias, além da recém chegada tartaruga marinha; um tanque de observação onde ficam os peixes jovens, o terrário da Mata Atlântica, que abriga duas jibóias, e o mais novo Aquário de Recifes de corais. O circuito conta ainda com dois espaços temáticos (Tartarugas Marinhas e Lixo Marinho), uma réplica em tamanho real de uma Baleia Orca fêmea e belíssimos quadros pintados à mão pelo renomado artista Alexandre Huber.
Palestra - 'O IMPACTO DA AÇÃO HUMANA NOS OCEANOS'
Dia Mundial do Pinguim
Local: Sabina Escola Parque do Conhecimento – rua Juquiá, alt do nº 135
Vila Eldízia
Data: Sábado (27), Às 10h30
INSCREVA-SE ATÉ quinta-feira (25) pelo e-mail sabina@santoandré.sp.gov.br