Estudantes com idade entre 4 e 5 anos participam das aulas de ginástica artística e circo oferecidos pelo Programa de Ações Complementares nas unidades escolares da rede municipal de ensino
Nesta quarta feira (8), cerca de 330 alunos da educação infantil de Santo André (idade entre 4 e 5 anos), que participam das aulas de ginástica artística e circo que acontecem nas unidades de ensino de Santo André, dentro do Programa de Ações Complementares da Secretaria de Educação, tiveram uma atividade diferente: assistir ao espetáculo “Circo dos Sonhos – no Mundo da Fantasia”, criado e dirigido pelo Ator Marcos Frota, que estará na cidade por tempo indeterminado. A entrada foi gratuita. A primeira-dama e presidente do Núcleo de Inovação Social, Ana Carolina Rossi Barreto Serra, acompanhou as apresentações.
A iniciativa, segundo a coordenadora dos Cesas, Isabel Toledo, tem como objetivo proporcionar aos alunos uma nova experiência, aumentando seu repertório cultural e possibilitando às crianças, que por vezes têm pouco acesso a atividades culturais e de lazer, o contato com mais uma linguagem artística. “Além disso, a atividade aproximou as crianças do conteúdo aprendido nas aulas. Elas puderam ver de perto o resultado do que aprendem nas aulas de circo e de ginásica artística”, disse Isabel.
Circo e ginástica artística são duas modalidades do programa de Ações Complementares, que oferece atividades de esportes e artes para os alunos da rede municipal de ensino fora do horário regular das aula. Entre as modalidades oferecidas pelo programa estão, ainda, tênis de mesa, tênis de campo, parkour, grafite, caratê, boxe recreativo, cinema e manbol (um esporte que surgiu no Pará e é praticado com duas bolas ovais), basquete, futsal, futsal baby, capoeira, taekwondo, dança, balé, circo, xadrez, natação, teatro, ginástica artística e atletismo.
Fotos: Ricardo Trida/PSA