Ação integrada entre secretarias chega ao quinto mutirão de fiscalização
Em uma ação integrada entre diferentes secretarias da Prefeitura de Santo André no último fim de semana (11 e 12), foi realizado o quinto mutirão da “Operação Oliveira Lima”, que visa manter a organização no principal ponto comercial da cidade. Nesta ação, 17 estabelecimentos foram notificados, três locais foram alertados por irregularidades nas placas, duas lojas foram multadas e outras duas advertidas. Além disso, carrinheiros foram alertados quanto aos seus produtos e também foram realizadas ações antirruídos. Um caminhoneiro também foi multado por obstrução da via.
Participaram do mutirão as secretarias de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Cultura, Segurança Cidadã, Saúde, Manutenção e Serviços Urbanos, e Mobilidade Urbana, além de Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) e Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).
De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, comerciantes e a Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) constantemente cobram ações de fiscalização para a região. “O poder público tem feito a sua parte, porém, comerciantes, entidades e associações devem estar sempre atentos ao cumprimento e respeito às leis. Novas operações já estão programadas para 2019”, disse.
A Operação Oliveira Lima é fruto de um trabalho que está sendo realizado desde 2017. Nas demais ações foram emitidos 13 Autos de Infrações Ambientais (AIAs) e cinco Advertências Ambientais (AAs), feitas pelo Semasa; um processo de ação fiscal e dez notificações, feitos pelo Departamento de Controle Urbano; quatro autuações e cinco remoções, feitos pelo Departamento de Engenharia de Tráfego; 11 apreensões feitas pela Craisa; remoção de mais de 50 lambe-lambes, feitas pelo Departamento de Manutenção e Obras e uma prisão em flagrante por tentativa de furto de carga, feita pela Secretaria de Segurança Cidadã.
O projeto é compromisso da atual administração, firmado durante reunião com representantes da Acisa e a SOL (Sociedade Oliveira Lima), no começo da gestão, para realizar ações de limpeza, reparos da iluminação, serviços de poda, reforço do policiamento, regulamentação de artistas de rua, além de combate a ambulantes e som alto, bem como a placas, banners, descarte de lixo e papelão, além de comércios irregulares.