Realizado simultaneamente em oito polos, evento Compartilhando Saberes contou com a participação de cerca de 2,5 mil pessoas
Santo André, 26 de julho de 2019 - Cerca de 2,5 mil profissionais da rede municipal de ensino de Santo André, entre professores, equipe diretiva, arte-educadores, agentes de desenvolvimento infantil (ADIs), de Apoio Educacional (AE) e de Inclusão Educacional (AIE), voluntários. estagiários e monitores, se dedicaram a trocar experiências e conhecer novas práticas na primeira edição do Compartilhando Saberes. O evento aconteceu nesta sexta-feira (26) simultaneamente em polos localizados em oito unidades educacionais da cidade.
“A participação foi espontânea e, por isso, é muito gratificante perceber o grande número de educadores e profissionais da educação interessados nessa oportunidade de troca de informações”, destacou a secretária de Educação, Dinah Zekcer. Em três semanas de inscrições, aproximadamente 2 mil pessoas se inscreveram para assistir a apresentação das experiências práticas. Outros 322 desejaram apresentar suas práticas. Alguns trabalhos foram apresentados por dois profissionais, por exemplo, um professor e um agente de inclusão educacional (AIE).
Segundo a secretária de Educação, o objetivo do evento é propiciar a troca dos diferentes saberes entre os profissionais, valorizar e dar visibilidade às produções acadêmicas e às práticas aplicadas nas escolas nos últimos 3 anos. “Queremos incentivar as inovações decorrentes da suas próprias experiências e o contato com novas ideias para serem aplicadas no dia a dia. Esperamos que todos possam sair deste encontro diferentes, com outros olhares a respeito das práticas na sala e outros entendimentos sobre questões da rotina escolar. E isso é muito importante para que nós possamos avançar com uma educação com cada vez mais qualidade”, destacou Dinah Zekcer.
“Eu estou participando de oficinas e já peguei novas ideias para acrescentar à minha prática. Afinal, eu e muitos professores estamos na escola há muitos anos e precisamos dessa renovação, dessa oportunidade de ter contato com experiências diferentes. Isso faz a gente voltar para a sala de aula com um novo gás, com mais vontade”, comentou a professora Fernanda Leal Lopes, que trabalha na rede municipal de Santo André há 16 anos.
A professora de educação física Conceição Rocha se inscreveu para apresentar uma oficina que tem o nome “Compartilhando saberes necessários para a prática educativa – sociabilizando”, para passar aos colegas da rede informações sobre a aplicação de atividades que promovem a cooperação, que socializam e integram, como a ponte de cordas e as danças circulares.
“Estou muito grata pela oportunidade de passar o conhecimento adquirido em anos de trabalho com esse tipo de atividade, que eu adoro, pois acredito ser capaz de promover o desenvolvimento pessoal dos participantes, mesmo quando adultos, e a formação integral das crianças na escola”, contou.
Uma turma de cerca de 20 professores participou da atividade de ponte de cordas, e alguns atravessaram a ponte feita de cordas esticadas, seguradas pelos próprios colegas professores. “A ideia dessa atividade é trabalhar a autoconfiança e a confiança no outro. Ao mesmo tempo em que você se desafia, seu colega é desafiado a ajudar”, explicou a professora Conceição Rocha.
Texto: Paola Zanei
Foto: Alberto Baima