Unidade, na Vila Suiça, desenvolveu projeto pedagógico sobre culturas indígenas e africanas brasileiras que está sendo desenvolvido durante este ano letivo.
Santo André, 2 de agosto de 2019 - O contato direto com as culturas indígenas brasileiras, e não só a informação transmitida pelos livros de história, foi um dos principais recursos utilizados pela equipe da Creche João de Deus para ir além do determinado pela 11.645/08, que regulamenta a inclusão destes temas no currículo escolar, e transformou a lição de igualdade em algo inesquecível. A unidade, localizada no bairro Vila Suiça, adotou o tema “Projeto Raízes” para o projeto pedagógico desde o ano passado e envolveu professores, equipe gestora, funcionários, alunos e comunidade em atividades ligadas ao tema.
Na festa cultural que encerrou o primeiro semestre letivo deste ano, dia 29 de junho, a creche recebeu a visita de membros da etnia Guarani Mbya, da Aldeia Guyrapaju, que fica em São Bernardo. O grupo, composto por 14 pessoas, entre elas uma criança de 3 anos e 9 jovens com idades entre 09 e 15 anos, além das lideranças da aldeia: Karai Mirim Tukumbo (Elso) e Ará Mirim (Iracema), mostraram um pouco de sua cultura, de sua luta por seus direitos e como é a vida dos indígenas nos dias de hoje. “ Acreditamos que preservar e enaltecer essas culturas é manter viva parte da história do povo brasileiro. E mais, quando reconhecidos e desenvolvidos de maneira pedagógica, esses temas passam a fazer parte de uma aprendizagem baseada no respeito e na valorização das diferentes culturas e na compreensão da formação do nosso país”, destacou a Diretora da Unidade Escolar, Emillyn Rosa.
Segundo Emillyn, a visita dos representantes da aldeia aconteceu em retribuição a uma visita da equipe da creche que já havia sido feita à aldeia no ano passado e contribuiu para a desconstrução da imagem estereotipada e antiquada dos indígenas, que ainda é muito difundida no país. “ Eles tem a preocupação de preservar sua história e seus costumes e valores, mas também vivenciam a integração com os demais indivíduos da sociedade, e a possibilidade de utilizar todos os recursos disponíveis sem deixar de serem indígenas” comentou. A creche já recebeu também a visita de representantes da cultura afro-brasileira para dar depoimentos.
O combate ao preconceito e o destaque à importância do respeito a todas as etnias que compõe o Brasil são as principais lições que a unidade quer deixar para os alunos. A creche atende hoje cerca de 148 crianças com idade entre 0 e 3 anos. “A ideia de realizar um projeto pedagógico sobre esse tema surgiu no ano passado, quando uma de nossas alunas demonstrou insatisfação com o seu cabelo crespo. Achamos que precisávamos fazer algo para mudar este sentimento nas crianças, e combater todos os tipos de preconceito, além de mostrar que há diversos tipos de beleza” contou Emillyn.
O tema foi abordado desde o início do ano de forma lúdica, como é mais indicado para os alunos da Educação Infantil, por meio de histórias, brincadeiras, confecção de brinquedos, tintas naturais e experimentação de alimentos, que promovem a aprendizagem por meio de experiências e sensações. Com as professoras e funcionários foram desenvolvidas formações em horário trabalho, visitas em aldeias, e recebimento de convidados e formadores. As atividades continuam após o recesso de julho.
Texto: Paola Zanei
Foto: Ângelo BAima