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AGO
21
21 AGO 2019
Projeto Tendas Literárias incentiva a leitura e a autonomia dos alunos da creche no Recreio da Borda
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Professoras se caracterizam para despertar ainda mais o interesse dos alunos Alex Cvanha

 Alunos escolhem, entre diversos títulos apresentados pelas professoras, quais eles desejam ouvir a contação da história

Santo André, 21 de agosto de 2019 - Muitos não completaram um ano de vida, mas já escolhem qual história querem ouvir entre seis títulos oferecidos pelas professoras. A votação, em urna, acontece um pouco antes de começar a contação de história, às vezes no dia anterior, na creche Nancy Andreoli, no Recreio da Borda do Campo, quando há leitura simultânea. Então, os alunos se dirigem para a tenda onde a professora, caracterizada, lê a história escolhida, sentam-se nos colchonetes e concentrados, escutam. A atividade, chamada de Tendas Literárias, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (21), é mais um recurso que a unidade utiliza para incentivar o hábito da leitura nas crianças, que têm idade entre 4 meses e 3 anos.

“A leitura faz parte da rotina na creche, pois o contato com ela é muito importante para as crianças, desde o ventre. Algumas pessoas acham que não é importante a leitura para os bebês, mas a verdade é exatamente o contrário”, frisou a diretora da creche, Sueli Correia Lopes. A creche atende hoje cerca de 215 alunos. Segundo a diretora, o contato com os livros desperta a criatividade , desenvolve a oralidade das crianças e também faz com que elas saibam lidar melhor com situações problema do dia a dia e expressar sua vontade.

De acordo com a assistente pedagógica da unidade, Patricia Carla de Souza Dantas, essa forma de trabalho, que possibilita à criança escolher qual história ela quer ouvir, fortalece a autonomia da criança e sua capacidade de tomar decisões. “Aqui, a gente foca na voz da criança, quer escutar a opinião dela naquele momento. Tanto que acontecem votações para decidir outras questões,, como o nome de uma sala de aula, por exemplo”, frisou. Na Nancy Andreoli todas as salas de aula têm nome de ruas do bairro, que por sua vez, são nomes de animais.

“Assim a escola exercita também a cidadania das crianças. Futuramente essas crianças vão ser eleitores, cidadãos, e é muito importante que eles sejam conscientes de sua opinião desde já e saibam argumentar e defender suas escolhas . Isso faz uma diferença imensa na vida adulta”, concluiu Sueli.

 

Texto: Paola ZAnei

Foto: Alex Cavanha 

Última modificação emQuinta, 22 Agosto 2019 10:36
Fonte: Paola Zanei
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