Neste semestre a Ouvidoria apresentou maior volume de atendimentos (16%), com mais munícipes bem orientados (36%) e menor volume de processos abertos (-26%)
Santo André, 15 de agosto de 2019 – Dentre as atribuições da Ouvidoria de Santo André está a orientação ao munícipe em como proceder corretamente com as solicitações. Neste primeiro semestre esta iniciativa proporcionou resultados positivos, uma vez que o volume de orientações teve aumento de 36% se comparado ao mesmo período do ano anterior. Consequentemente houve queda no volume de processos abertos, -26% se comparado a 2018.
“Desde o início desta gestão estreitamos os relacionamentos com as secretarias e departamentos responsáveis, levando informações relevantes para um melhor desenho estratégicos de procedimentos, a fim de levar aos munícipes respostas assertivas”, destaca a ouvidora Oswana Fameli.
“Tal ação tem nos proporcionado um maior volume de casos encerrados (46%) e resolvidos (33%) se comparado também aos anos anteriores. Importante ressaltar que existiam processos não finalizados de anos anteriores, e em parceria com os departamentos responsáveis levamos a um grande volume de respostas às solicitações, com 96% a mais se comparado com o 1º semestre de 2018”, complementa a ouvidora.
Vale destacar que o volume de atendimentos aumentou em 16% se comparado ao mesmo período de 2018. De acordo com a Ouvidoria, esse aumento no volume de atendimentos se deve à mudança de endereço do órgão – atualmente a sede da Ouvidoria encontra-se mais acessível aos munícipes na Rua Dona Elisa Fláquer, 37, no Centro de Santo André.
Ouvidoria - Criada pela Lei nº 7.877 de 30 de agosto de 1999, tem como principal objetivo contribuir para a excelência dos serviços prestados pela administração municipal em seus múltiplos setores, além de defender, gratuitamente, os direitos dos moradores nos casos em que problemas relacionados a obras e serviços prestados pela Prefeitura não tenham sido atendidos.
A Ouvidoria é um órgão independente, que tem autonomia para mediar a relação entre o poder público e sociedade em busca da solução de qualquer problema ou irregularidade na realização de obras e serviços. Disponibiliza diversos canais de atendimento ao cidadão, em sua sede e nas edições da Ouvidoria Itinerante, que realiza plantões com orientações, encaminhamentos e abertura de processos. Os munícipes podem registrar reclamações, desde que o serviço já tenha sido previamente solicitado. Há plantões periódicos nos Postos SIM da Prefeitura, Paranapiacaba e Parque Andreense, além de visitas em Ações Sociais por toda a região.
Texto: Caroline Terzi
Fotos: Angelo Baima/PSA