Evento, que aconteceu no Centro de Formação Clarice Lispector, na Vila Matarazzo, reuniu mais de 500 pessoas em palestras e trocas de experiências sobre o assunto
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado todo 21 de setembro, mas Santo André neste ano dedicou esta segunda-feira (23) para reflexões sobre o tema. Para tanto, a secretaria de Educação, promoveu o III Encontro em Alusão às pessoas com deficiência. O evento, realizado no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, na Vila Matarazzo, contou com um público rotativo de cerca de 500 pessoas, entre gestores de escolas, professoras, familiares e representantes de instituições que atuam no segmento, já que o evento começou às 9h e seguiu com programação até as 20h.
“Este é o terceiro ano consecutivo desse encontro em que diversas pessoaos, com ou sem deficiência se reúnem para compartilhar vivências acerca do tema. Areditamos que cada vez mais faz-se necessário enfatizar a importância de garantir a participação e o envolvimento das pessoas com deficiência em todas as ações da sociedade“, disse Sandramara Morando Gerbelli, gerente de Educação Inclusiva da rede municipal de ensino. A rede municipal de ensino de Santo André atende atualmente mais de 1.200 pessoas com deficiência em suas unidades.
Entre os participantes convidados estiveram o jornalista Ronaldo Denardo, que falou sobre sua história de vida e sua experiência como cadeirante após sofre acidente de carro há 22 anos e o advogado Ronaldo Mendes, para também dar o depoimento sobre sua trajetória.
Entre os palestrantes convidados que compareceram ao encontro no período da manhã estiveram Ronaldo Denardo e a fonoaudióloga Maria Cristina Rizzo, da Secretaaria da Saúde para falar sobre reabilitação e os serviços oferecidos pela Pasta para as pessoas com deficiência.
O evento contou ainda com apresentação de representantes da Apae sobre estimulação precoce, apresentação musical dos alunos com deficiência visual e troca de experiências sobre o atendimento a alunos com deficiência das equipes da creche Laura Dias, das Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Nicolau Moraes Barros e Eufly Gomes, bem como do Centro de Formação Profissional Miguel Arraes, que atende alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O coordenador do Nanasa (Núcleo de Natação Adaptada), Jorge Marcos Ramos, também participou do evento abordando o trabalho no espaço e a professora de Educação Física, Ana Paula Astrocola, representando a Secretaria de Esporte e Prática Esportiva, assim como o ciclista André Grizante, reforçaram a importância do esporte para o desenvolvimento. Renato Trevellin, pai de aluno da rede municipal de ensino, falou sobre suas lutas e conquistas de seu filho na escola. Além disso, o encontro teve a participaçõa de Ronaldo Menezes da Silva, da comissão dos direitos da Pessoa com Deficiência da OAB e também de representantes do COMDEF (Conselho Municipal da PEssoa com Deficiência).
O evento contou com apresentação dos alunos com deficiência visual do Polo para Deficientes Visuais que está sendo implementado na rede municipal de ensino e do Coral de Libras da cidade.