Ação tem como objetivo promover a capacitação e aprimoramento dos empreendimentos da Vila
Santo André, 10 de outubro de 2019 - Em busca de bons exemplos para aperfeiçoar o turismo na Vila de Paranapiacaba, a Prefeitura de Santo André realizou, na última terça-feira (08), uma visita técnica à cidade de São Luiz do Paraitinga/SP. A ação teve como objetivo observar como a cidade, que também é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), fomenta empreendimentos turísticos, como receptivo, hospedagem e gastronomia.
A ação de visitar o município é fruto de uma ação conjunta entre o Núcleo de Inovação Social, Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Secretaria de Meio Ambiente, CVC e Sebrae. A iniciativa visa capacitar e aprimorar os serviços turísticos da Vila, junto com a população local. A cidade interiorana estima receber de 160 a 170 mil turistas por ano, sendo aproximadamente 100 mil durante o período do Carnaval, números próximos aos que Paranapiacaba tem recebido no Festival de Inverno. Como infraestrutura para receber os visitantes, o município de 10 mil habitantes conta com aproximadamente 750 leitos distribuídos em cerca de 20 pousadas.
Como forma de se manter preservada, a cidade histórica conta com a força do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) para a manutenção do Fundo de Turismo e implantação da taxa de impacto ambiental, que é cobrada dos turistas durante o Carnaval.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, a Prefeitura deverá continuar visitando também outras cidades. “Queremos trazer capacitação e melhorias para Paranapiacaba, com parceria entre poder público, Sebrae e a CVC representando a iniciativa privada. Estamos olhando os bons exemplos na prática para trazer para Santo André e São Luiz do Paraitinga é só uma dessas cidades”, disse.
Para o secretário, também é fundamental destacar o esforço entre as secretarias para que a ação seja realizada. “Além da nossa secretaria de Desenvolvimento, que está botando a mão na massa para capacitar o empreendedor, é importante agradecer a secretaria de Meio Ambiente pelo apoio e destacar e parabenizar o Núcleo de Inovação Social, que está estruturando um espaço permanente de capacitação profissional, o que vai colaborar muito para este projeto”, apontou Banzato. Durante a visita técnica, a Prefeitura esteve representada pelas secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento e Geração de Emprego. Apesar de o resultado ter sido positivo, a Administração segue procurando também outras referências no Estado de São Paulo para compor o programa de qualificação turística de Paranapiacaba.
Texto: Renan Muniz