Atividade teve como objetivo proporcionar novas experiências aos estudantes e promover a prática de aeromodelismo no Parque Central
Santo André, 16 de outubro de 2019 - Controlando os pequenos aviões na pista de Aeromodelismo do Parque Central. Assim terminou, no fim da tarde de sexta-feira (11), o dia letivo dos alunos do 5º da Emeief Padre Fernando Godat, na Vila Dora. A turma, com 23 alunos, participou da oficina piloto de aeromodelismo, que aconteceu no Parque Central, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Grupo Integrado de Aeromodelismo de Santo André (Giasa) e a Secretaria de Educação.
A iniciativa visa não só proporcionar às crianças a oportunidade de ampliarem seu conhecimento e terem novas experiências, mas também começar a voltar atenções para a pista de aeromolismo do Parque Central, que foi revitalizada, e nos dias 23 e 24 de novembro, vai receber, pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro de Aeromodelismo. “Aviões sempre fascinam as crianças, e a oportunidade de montar, aprender como funciona e ainda ver o avião voar provavelmente será uma experiência inesquecível”, disse o diretor de Parques, João Moraes.
Segundo Moraes, com a confirmação do campeonato, a Secretaria de Meio Ambiente e o Giasa tiveram a ideia de promover a oficina para começar a trazer público, explicar a modalidade esportiva e fomentar o uso da pista. “Muita gente não sabe da existência da pista aqui no parque. E quando acontece uma atividade como esta, de trazer as crianças e aproximar o esporte, além de estimular futuros aeromodelistas você mostra que tem essa pista, e começa atrair o público para o campeonato que vai vir”.
O projeto dos aeromodelos montados pelos estudantes e a confecção dos kits com as peças para encaixar foram desenvolvidos pelos membros do Giasa para esta oficina. “Em 2016, a pista de aeromodelismo do Parque estava sucateada, e graças, ao amigo Eduardo Denardi, que faleceu antes de poder ver o resultado do trabalho, os praticantes de aeromodelismo se uniram e, com a prefeitura de Santo André, foi possível realizar muitas melhorias e restabeleceu este espaço de lazer”, contou o diretor do Giasa, Mauro Lucchini.
De acordo com Lucchini, o Giasa, que começou como um grupo de amigos, hoje é reconhecido pela Confederação Brasileira de Aeromodelismo. “Conseguimos colocar Santo André no circuito brasileiro de aeromodelismo, o que nos dá muito orgulho. A realização dessa oficina é uma das formas que encontramos de devolver isso para a cidade. Aqui a gente está dando aula de geografia, física, matemática, mecânica, elétrica e artes manuais”, acrescentou Lucchini. O Giasa hoje é composto por nove pessoas, que compõem a diretoria, mas é um grupo aberto e quem quiser participar e praticar o esporte precisa apenas procurar os praticantes que se encontram aos domingo, no período da manhã, na pista de Aeromodelismo do Parque Central. Lucchini calcula que cerca de 30 pessoas pratiquem aeromodelismo em Santo André atualmente.
“Essa atividade é muito especial porque possibilita que as crianças saiam da sala de aula para aprender em um local sem paredes, onde podem ter novas experiências, além do conteúdo que é ministrado em sala de aula”, disse a professora Viviane Gonçalves, destacou a inclusão total dos alunos em todas as atividades. A sala conta com quatro alunos com deficiência, um deles cadeirante, que também pilotou uma aeromodelo.
“Achei muito legal poder participa da montagem do ‘avião’ e depois fazer ele voar. Eu nunca tive uma aula no Parque e estou gostando muito de poder aprender algo diferente”, disse o aluno Vinícius Teixeira Williens, de 10 anos.
“Para nós é uma alegria muito grande estar contribuindo com o aprendizado dessa garotada. Não se pode falar de um pais melhor sem envolver as crianças, porque o futuro é deles. Se a gente não despertar essa semente neles, a gente não tem futuro”, frisou Mauro Lucchini, diretor do Giasa.
Texto: Paola Zanei
Foto: Helber Aggio