Ação reuniu cerca de 100 pessoas e faz parte de nova estratégia terapêutica
Santo André, 6 de novembro de 2019 – Os usuários do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps IJ) de Santo André assistiram na tarde da última quarta-feira (30) a peça teatral Refugo Urbano. A atividade, realizada em conjunto com o Sesc de Santo André, faz parte do rol de novas estratégias utilizadas pelo serviço de saúde mental do município, que é a realização de atividades externas.
As variadas intervenções possibilitam promoção da saúde a partir do fortalecimento dos vínculos comunitários e sociais, além de expandir as noções de mundo oferecendo novos repertórios de vivências para os usuários. “Estávamos pensando em uma proposta lúdica para comemorar o dia das crianças e queríamos um lugar que trabalhasse com a diversidade e proporcionasse divertimento. Estamos provando que este tipo de atividade também é um remédio, é cuidado para criança e para o adolescente e também para os familiares”explicou Josiane Marri de Vita Ramos Prado, psicóloga do Caps IJ e uma das organizadores da atividade.
Para a dona de casa Roberta Vicente Goes, de 36, as atividades extramuros têm apresentado resultados positivos para os usuários do serviço. “As crianças e adolescentes estão tendo um desenvolvimento muito melhor com essas atividades externas, pois elas conseguem ter contato de socialização e inclusão. Antes meu filho ficava incomodado com qualquer som e hoje já conseguimos ir para festa ou ao shopping e aproveitar mais o passeio que antes durava cerca de 50 minutos e hoje já dura umas 3 horas. Acho que essas terapias são ótimas tanto para as crianças quanto para os pais” comentou a mãe do Luís Miguel, de 4 anos, diagnosticado com autismo de grau moderado.
“Estou adorando essa terapia. Eu nunca fui ao teatro e estou muito ansioso para ver a peça” pontuou Caio Vinicius de Souza, de 15 anos.
Após a peça teatral, os usuários enceraram a atividade com um piquenique. Outras atividades estão sendo planejadas e serão realizadas ainda nesse ano.
Texto: Rafaela Mazarin
Foto: Helber Aggio/PSA