Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Santo André e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura Municipal de Santo André
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Notícias
DEZ
13
13 DEZ 2019
Sistema digital de regularização de obras tem início em Santo André
receba notícias


Alvarás de Uso do Solo, Demolição Total e Desdobro Lote Vazio passam a ser solicitados por meio do Acto

Santo André, 13 de dezembro de 2019 - O sistema Acto, ferramenta que substitui os papéis e digitaliza os serviços oferecidos pelo Departamento de Controle Urbano de Santo André, teve início nesta sexta-feira (13). A partir de agora, todos os requerimentos dos alvarás de Uso do Solo, Demolição Total e Desdobro Lote Vazio deverão ser realizados no novo sistema. A partir de 6 de janeiro de 2020, será liberado no sistema o restante dos serviços, como construções, reformas e alvarás.

Na próxima segunda-feira (16), às 9h, a Prefeitura realizará uma apresentação do sistema informatizado Acto, destinado às obras e licenciamentos, no Consórcio Intermunicipal Grande ABC (avenida Ramiro Colleoni, 5 – Centro). A iniciativa visa a capacitação de arquitetos, engenheiros e construtores para se adaptarem ao uso do sistema.

Anunciado em outubro, o cadastro de profissionais no Acto está disponível desde o dia 1º de dezembro. Para se cadastrar, basta clicar em “Cadastre-se” no site santoandre.inmov.net.br.

A ação da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego faz parte do projeto Obra Fácil, que integra programa Papel Zero e vai resultar em uma gestão mais transparente, eficiente e sustentável. Responsável pelos alvarás e análises de construções, aberturas, reformas e obras, a Prefeitura de Santo André vai emitir respostas com mais agilidade, utilizando meios modernos e digitais de comunicação.

A adoção do novo sistema trará diferentes benefícios, como comunicados enviados eletronicamente, agendamento pela internet com técnico para sanar dúvidas - e também com fiscais para realização da inspeção na obra -, Estudo de Impacto de Vizinhança em formato eletrônico e sem subjetividades na análise, protocolo de serviços todos pela internet, 24 horas por dia, sete dias por semana, e acompanhamento passo a passo do projeto.

Para o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, a contratação da Acto é continuidade do processo de simplificação, desburocratização e agilidade na tramitação de processos. “Na esteira da simplificação, desburocratização, transparência e fomento de um ecossistema cada vez mais inovador e tecnológico, a partir de agora, em primeira etapa, os alvarás de Uso do Solo, Demolição Total e Desdobro Lote Vazio já passam a ser realizados no novo sistema. Arquitetos, engenheiros e investidores que apresentarem novos projetos passam a ter vida muito mais fácil na cidade”, disse o secretário.

Outros benefícios serão a diminuição da necessidade de visitas presenciais, caminho único e integrado do processo, aumento da eficiência da fiscalização e arrecadação, harmonização de dados e diminuição de erros cadastrais, entre outros detalhes.

| Texto: Renan Muniz              
| Fotos: Alex Cavanha/PSA

Fonte: Tiago Oliveira
Seta
Versão do Sistema: 3.4.3 - 10/03/2025
Copyright Instar - 2006-2025. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia